Apresentar uma comunicação

 

A realização do TIC@Portugal tem como objetivo juntar professores, educadores e investigadores para uma reflexão sobre as práticas do uso das TIC na Educação. Pretende ouvir os educadores e professores que no terreno usam as TIC, através da apresentação do seu trabalho, e convida especialistas a contribuírem com o que de mais recente se sabe neste domínio. É uma oportunidade para se divulgar e debater a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

Como poderei apresentar uma comunicação?

Professores, educadores e investigadores são convidados a partilhar o seu trabalho apresentando uma ou mais comunicações no Encontro.
Este ano mantemos os dois formatos de comunicação: Convencional e Flash.
No período da manhã do dia do TIC@PT haverá um momento dedicado à apresentação das comunicações, entre as 11h15 e as 12h45.
As apresentações poderão decorrer totalmente a distância (online) ou localmente nos diversos locais onde se realizará o TIC@Portugal'22: Monte de Caparica, Faro ou Tarouca.
Cada comunicador escolherá a modalidade de participação de acordo com as opções disponíveis abaixo: localmente ou online.

Comunicação FLash

Em 5 minutos de apresentação, pressupõe a partilha de experiências TIC em contexto educativo. O resumo deverá indicar o título e um parágrafo, com um máximo de 350 caracteres, a descrever a partilha. Esta modalidade de comunicação não pressupõe discussão com os restantes participantes.
T
ema do Encontro: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS HOJE: DESAFIOS DA TRANSIÇÃO DIGITAL. 

Comunicação convencional

Em 15 minutos de apresentação mais 5 de discussão, pressupõe a partilha de metodologias, atividades, ferramentas ou estratégias recorrendo às TIC no âmbito da atividade docente. Sugere-se a partilha dos produtos resultantes das atividades desenvolvidas com os alunos, as mais-valias para o processo de ensino e aprendizagem e os constrangimentos, se os houver. O resumo, com um máximo de 1500 caracteres (incluindo espaços), deverá ser enviado através de formulário.

Submeter comunicação Flash no Monte de Caparica
Submeter comunicação Flash em Faro
Submeter comunicação Flash em Tarouca
Submeter comunicação Flash online
Submeter comunicação Convencional no Monte de Caparica
Submeter comunicação Convencional em Faro
Submeter comunicação Convencional em Tarouca
Submeter comunicação Convencional online

Modelo de apresentação sugerido: apresentação Microsoft PowerPoint

As submissões serão apreciadas pela organização quanto à pertinência da partilha e a conformidade com o modelo solicitado, não se realizando avaliação científica das mesmas.

A data limite para submissão de comunicações é a 30 de junho de 2022.

A comissão organizadora informará, por email, sobre a aceitação da comunicação até ao dia 01 de Julho de 2022 e posteriormente informará sobre a respetiva distribuição pelos diversos locais (Monte de Caparica ou Faro) e salas de videoconferência.

Acreditação do Encontro
Todos os participantes receberão um certificado de participação.
A certificação como Ação de Curta Duração (ACD), num total de 6h, será emitida por solicitação do próprio no formulário final de avaliação - que será enviado no final do Encontro por email  implica participação em todos os momentos do encontro: Abertura, Conferência, Comunicações, Sessões práticas e Encerramento.

Dúvidas e esclarecimentos por:

Contacto Email: : tic.portugal@educom.pt Tlm: 96 73 01 886 (David Costa)