SP Online 10 - A plataforma Khan Academy na sala de aula de matemática

Por Teresa Fernandes

Centro de Competência EDUCOM

 

A Khan Academy (KA) tem como missão oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma totalmente gratuita, através de uma plataforma educativa e interativa online. 

Desde 2013 que a Fundação Altice tem garantido a tradução e a adaptação dos conteúdos originais disponíveis na plataforma norte-americana para a realidade educativa portuguesa.

A plataforma KA portuguesa (https://pt-pt.khanacademy.org), além de várias características, tais como: gamificação, exercícios interativos com pistas e vídeos explicativos, relatórios de progresso, que promovem a autonomia e a motivação para a aprendizagem da matemática, constitui-se como um repositório de conteúdos que podem ser utilizados, pelo professor e/ou pelo aluno de forma autónoma, para iniciar, rever ou complementar um conteúdo.

É uma excelente ferramenta pedagógica que possibilita que o professor personalize o percurso de aprendizagem dos alunos, dinamize a experiência educativa com recursos de gamificação e acompanhe o progresso de todos e de cada um, com relatórios simples e objetivos

 

Com esta sessão prática pretende-se que o utilizador comece a dar os primeiros passos na KA, apresentando as principais funcionalidades da plataforma.

Requisitos necessários: 

 

Computador/tablet com internet

 

 

 

 

Sobre a dinamizadora:

Teresa Fernandes

Teresa Fernandes é Professora de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Conselheira científica e pedagógica do projeto Khan Academy em Portugal, na Fundação Altice.

Licenciada em Matemática (Ensino de) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com Mestrado em Pedagogia do e-Learning pela Universidade Aberta.