SP Online 1 - Construção de Comunidades de Prática

Por Aida Graça, João Grácio e Paula Pinto
Centro de Competência TIC ESE IP Setúbal


Nesta oficina apresentaremos o caso de uma comunidade de prática de professores de primeiro ciclo do ensino básico. Esta comunidade de prática iniciou as atividades em novembro de 2020 e surgiu da necessidade de reflexão conjunta em torno:

 

  • i) da utilização das tecnologias e da sua relação com o cumprimento do currículo; 
  • ii) da necessidade formativa dos professores com menos experiência na utilização pedagógica das Tecnologias Digitais (TD) e 
  • iii) das dificuldades sentidas ao gerir a sala de aula, alterada pela introdução de TD, disponíveis aos alunos. 

 

Na oficina, apresentaremos alguns dados referentes ao primeiro ano de funcionamento desta comunidade e refletiremos sobre a pertinência da constituição destas comunidades e sobre os aspetos que podem influenciar o sucesso das mesmas. 

Requisitos necessários:
 
Computador com ligação à Internet.

 

Sobre os dinamizadores:

aidaGraça

A professora Aida Graça é licenciada em Professores do 1.º ciclo do Ensino. Atualmente, trabalha na EB António Matos Fortuna (Quinta do Anjo, Agrupamento de Escolas de Palmela). Já desempenhou vários cargos e valências no desenrolar da sua experiência profissional: coordenadora, promotora\formadora do projeto “Escolas Isoladas”, professora de apoio. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Recursos Digitais em Educação, no Instituto Politécnico de Santarém.

JoaoGracio

O professor João Grácio é licenciado em Português e Inglês mas tem vindo a realizar o seu percurso profissional no 1.º ciclo do Ensino Básico. Atualmente, trabalha no Centro de Competência TIC da ESE/IPS. Tem vindo a desenvolver vários projetos, ao nível da utilização das Tecnologias Digitais, em contexto educativo, no 1.º ciclo do ensino básico. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, no IE da Universidade de Lisboa.

PaulaPinto

A professora Paula Pinto é Licenciada em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza. Atualmente leciona no 1.º Ciclo no Agrupamento de Escolas Luísa Todi em Setúbal, onde coordena o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital de Escola (PADDE). Tem trabalhado em parceria com o Centro de Competência TIC da ESE/IPS, no âmbito do projeto Gen10s. Na sua prática pedagógica usa, com frequência, as TIC no desenvolvimento do currículo e integra a programação e robótica.