SP Online 2 - A Tecnologia na Avaliação Interativa – Sistema Interativo de Monitorização das Aprendizagens (SIMA)

Por Bruno Conde e Luís Pinheiro
Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria


Nesta sessão apresentaremos a versão 2.0 da SIMA, uma aplicação de monitorização das aprendizagens e de avaliação diagnóstica, formativa ou sumativa.

 

A SIMA permite criar e realizar questionários com respostas interativas, de forma síncrona (ao ritmo do professor) ou assíncrona (ao ritmo do aluno), o que, aliado à possibilidade de utilização sem estar conectado à Internet, configura cenários de avaliação nos quais os professores se sentem mais confortáveis, na medida em que as condições de realização da avaliação se aproximam das convencionais. Assim, o aluno realiza a avaliação com um dispositivo (telemóvel, tablet ou computador), mas sem ter acesso a fontes de informação externas e o processo fica condicionado à sala de aula (apenas o suporte físico é diferente).

 

 

Requisitos necessários: Computador com ligação à Internet. Software instalado no computador a ser utilizado pelo formando.

Link de download do software: https://bit.ly/SIMA_2022

 

 

Sobre os dinamizadores:

BrunoConde

O professor Bruno Conde é licenciado em Ensino da Física e Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Mestre em Utilização Pedagógica das TIC pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Docente de Física e Química no Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria. Desempenha funções no Centro de Competência TIC Entre Mar e Serra (ERTE/DGE).

O professor Luís Pinheiro é professor de informática no Agrupamento de Escolas da Batalha. Desempenha funções no Centro de Competência TIC Entre Mar e Serra (ERTE/DGE).