SP Faro 1 - Atividades Interativas no ensino e na aprendizagem

Por Sylvie Baltazar e David Costa

Centro de Competência EDUCOM - Faro

 

Neste workshop os participantes explorarão a ferramenta digital Genial.ly e a ferramenta Classpoint para a criação de atividades interativas, como por exemplo as  Salas de Fuga Digitais, os questionários interativos nas apresentações, entre outras atividades...

O caráter interativo da aplicação permitirá aos participantes recorrer a vários recursos digitais para criação de narrativa e desafios digitais. 

Em poucos passos propomos-nos a criar cenários de aprendizagem  dinâmicos e interativos passíveis de serem utilizados em  sala de aula real, tradicional, ou em ambientes de trabalho remoto.

Requisitos necessários: 

 

Computador 

Acesso à internet

Registo no website: https://genial.ly/pt.

Download da aplicação Classpoint em https://www.classpoint.io/

 

Sobre a dinamizadores:

 

Sylvie Baltazar

Sylvie Baltazar é professora de Português e História do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; Licenciada pela Escola Superior de Educação do Algarve no curso de Professores do Ensino Básico variante Português - Francês. 

 

Atualmente em mobilidade na EDUCOM.

David Costa

 

David Costa é Professor do 1.º ciclo e formador na área do digital, desde 1996. É Especializado em Administração Escolar (2004) pelo INUAF, Mestre em Tecnologias Educativas (2018) e doutorando em TIC na Educação (2020-…) pelo IE-UL. Integra a direção do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática e é vice-presidente da Direção da EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, associação que promove o uso educativo inovador das tecnologias e ambientes digitais.

 

Em funções no ccTIC Educom desde 2017/2018, desenvolve o seu trabalho essencialmente na área de formação contínua de professores e no desenvolvimento de atividades no âmbito da cidadania digital para alunos; desenvolve, acompanha e monitoriza projetos no âmbito da educação digital e das tecnologias educativas.