SP Monte de Caparica 1 - Roteiros Digitais de Leitura e Aprendizagem: ler o mundo com ferramentas Google e a web 2.0

Por Teresa Pombo

Centro de Competência EDUCOM - Monte de Caparica

 

O Plano Nacional de Leitura 2027 implementou, em 2018, um repositório digital de Roteiros de Leitura, construídos com ferramentas Google em articulação com outras ferramentas digitais e com objetivos sobretudo didáticos. Grande parte dos roteiros são realizados em torno de obras recomendadas pelo PNL2027 e outras obras previstas nas Aprendizagens Essenciais. Outros exemplos promovem leituras temáticas ou de autores específicos.
Este projeto visa reforçar o entendimento do potencial da literacia digital na promoção da competência leitora, dotando professores e alunos de novos recursos e estratégias, tendo em conta os seguintes objetivos:


- Potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet;
- Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.

Este Workshop pretende contribuir para o alargamento do conhecimento das potencialidades das ferramentas digitais para a promoção da leitura e escrita associando a leitura ao conhecimento do mundo e da sociedade que nos rodeia.
Além de ser proposta a análise de alguns roteiros já publicados, os participantes deste projeto iniciarão o desenho de um roteiro no contexto da sua área de trabalho.
Mais informação sobre esta iniciativa do PNL2027 disponível em https://pnl2027.gov.pt/np4/rdl_apresentacao.html
 

 

Requisitos necessários: 

 

Computador com boa placa gráfica (que corra o Google Earth Web) e ligação à Internet.

 

Sobre os dinamizadores:

Teresa Pombo

Teresa Pombo é docente de Português no 3.o Ciclo do Ensino Básico, Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas e Formadora de Docentes nas áreas de Educação para os Media e Tecnologias Educativas. Colabora a tempo parcial com a Equipa do Plano Nacional de Leitura 2027 onde dinamiza as iniciativas “Cenários de Aprendizagem: Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais” e “Roteiros Digitais de Leitura”.