Comunicações Flash a decorrer online

Em 5 minutos de apresentação, cada comunicador deverá efetuar a partilha de experiências TIC em contexto educativo.
Esta modalidade de comunicação não pressupõe discussão com os restantes participantes.
Tema do Encontro: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS HOJE: DESAFIOS DA TRANSIÇÃO DIGITAL.

Mais próximo da data do Encontro informaremos sobre a distribuição das comunicações pelas salas.

CF online 1
Trabalho colaborativo à distância de um clique, por Sofia Rodrigues - AE Latino Coelho - EB de Penude (Penude - Lamego


Trabalho colaborativo entre duas escolas através de um ebook.

CF online 2
Science E-Robot, por Paulo Torcato - AE de Portela e Moscavide


Este projeto Erasmus+ tem como objetivo desenvolver a literacia científica e contribuir para o desenvolvimento de competências através da integração da tecnologia da robótica educativa no processo de aprendizagem.

Paralelamente, pretende desenvolver uma estratégia inovadora de ensino/aprendizagem, integrada no contexto educativo dos países parceiros, em que a robótica educativa está integrada para grupos-alvo (10 a 17 anos).

Site do projeto: https://scienceerobot.com.

CF online 3
Atividades de Matemática com recurso a simuladores de robôs, por Paulo Torcato - AE de Portela e Moscavide


Apresentação de atividades de Matemática realizadas, em contexto de ensino/aprendizagem, com o simulador de robôs VR VEX. Tratam-se de atividades ligadas à geometria e que foram implementadas em turmas do 3.º Ciclo.

CF online 4
Programar o Mind para aprender! por Susana Lucas e Carla Ferreira - AE da Lousã

Partilha de atividades exemplificativas, realizadas com alunos do 1.ºCEB do AE de Lousã, recorrendo aos robôs educativos Mind, no âmbito de aprendizagens transdisciplinares, implicando conhecimentos de vários domínios, destacando-se vantagens da sua utilização em diferentes contextos educativos. 

CF online 5
Evolução da Leitura - Uma abordagem prática,  por Ana Loureiro - Colégio Vasco da Gama (Melecas)

Como utilizar a evolução da leitura associada à plataforma TEAMS para monitorizar o progresso dos nossos alunos no que diz respeito à leitura em português e em língua estrangeira. 

CF online 6
Livros digitais colaborativos e inclusivosCátia Liliana Pimenta Valéria Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado (Santarém)

No âmbito da implementação de um cenário de aprendizagem intitulado “Pioneras Españolas”, alunos de uma turma de décimo ano de Espanhol, nível de continuação, criaram um livro colaborativo e inclusivo na ferramenta digital Book Creator. O livro digital incorpora as pesquisas e as produções escritas e orais colaborativas das histórias de catorze mulheres espanholas que foram pioneiras em diferentes áreas.  

CF online 7
O jornal digital na aprendizagem de PLNMRicardo Cruz Agrupamento de Escolas da Moita (Moita)

Nesta partilha, mostrar-se-á o projeto de um jornal digital, no âmbito de um paradigma de aprendizagem ativa, que proporcionou aos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) da ES da Moita um contexto de aprendizagem, em que o domínio da Escrita foi trabalhado, assim como a Interação Oral, com recurso a um arquivo podcast, onde os registos dessa interação foram realizados em contexto de sala de aula. As plataformas utilizadas foram o Padlet e o Anchor. 

CF online 8

GeoSound, por Vítor Girão Bastos - Colégio Vasco da Gama - Sintra


Os alunos recolhem informação sobre os conteúdos geográficos e cantam-nos. Recorrem a músicas que gostam e criam novas versões cantando as informações mais importantes.

As músicas passam na rádio da escola e acabamos por nos cruzar com alguns que já cantarolam a geografia.

CF online 9

Formação continuada do professor com foco no letramento digital: urgente e necessário, por Bianca Cristina Buse - Universidade Federal do Paraná Curitiba-Paraná-Brasil

Breve reflexão sobre a urgência de programas de formação continuada de professores com foco no letramento digital, não apenas para conhecimento e uso de ferramentas digitais nas aulas, mas, especialmente, para compreensão de que mudar apenas o suporte sem repensar a forma como se ensina não é sinônimo de inovação; por isso é necessária, para além da inserção de uma tecnologia digital, a reconfiguração de estratégias e metodologias usadas para a aplicação desses recursos.