SP Online 9 - STE(A)M # Leitura: para uma abordagem multidisciplinar

 

Por Eduardo Cunha, Raul Aparício

Centro de Competência da Universidade do Minho

 

O projeto “STE(A)M#Leitura: para uma abordagem multidisciplinar” vencedor da iniciativa Ideias com Mérito da Rede de Bibliotecas Escolares, desenvolveu-se, no seu 1º ano, nas turmas do 3º e 4º ano de três estabelecimentos de ensino básico do Agrupamento de Escolas de Barcelos.

Neste projeto propôs-se a construção de cenários inovadores de aprendizagem que partem da exploração de textos literários para depois descobrir neles ideias STEAM, que motivem os leitores (os alunos) a redescobrir que a ciência, a tecnologia, a

engenharia, a arte e a matemática são conhecimentos que podem ser assimilados e construídos numa lógica transdisciplinar. Este projeto visa assim criar uma ecologia de saberes de âmbito interdisciplinar que envolve, em primeiro lugar, professores de primeiro ciclo, do ensino secundário e professores bibliotecários.

Nesta sessão prática será apresentado o projeto premiado (objetivos e metodologias), assim como as várias etapas do projeto durante o seu 1º ano de desenvolvimento, a saber: a oficina de formação de professores; a tecnologia ecossistema TI-Nspire CX II e TI-Innovator HUB+ROVER; o cenário de aprendizagem ”Rover Escape Room” com base na obra literária o “Rapaz que tinha zero em Matemática” de Luísa Ducla Soares; o cenário de aprendizagem “RoverPoly do Tempo” com base na obra literária “Pequeno livro do tempo” de Suzana Ramos.

Durante a sessão serão criados momentos de trabalho colaborativo, em salas simultâneas, com propostas de exploração e criação de elementos dos cenários de aprendizagem, nomeadamente, questões e tarefas transdisciplinares partindo de excertos das obras literárias.

Será ainda apresentado um contexto literário e tecnológico para um possível desenvolvimento de um novo cenário inovador de aprendizagem com base em tarefas simples, alguma programação com foco na criptografia (Cifra de César, Criptografia de Hill, RSA ...) .

Requisitos necessários: 

 

Computador e software do professor TI-Nspire CX II T (gratuito aqui) (aconselhável instalação prévia para realização da parte prática da sessão)

 

 

 

Sobre os dinamizadores:

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha é licenciado em Ensino de Matemática. Tem Mestrado em Educação, Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho e uma Pós-graduação em Educação, Administração Educacional pela mesma Universidade.

Foi Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Barcelos de 2009 a2017. Atualmente é docente do grupo 500 - Matemática no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira - Esposende.

 

É formador do Grupo Trabalho T3 - Teachers Teaching with Technology da Associação de Professores de Matemática.

 

Raul Aparício

Raul Aparício é licenciado em Matemática - Ramo educacional. Tem Mestrado Em Ciências – Área de Especialização da Matemática pela Universidade do Minho.

Atualmente é docente do grupo 500 - Matemática no Agrupamento de Escolas de Ermesinde, onde exerce as funções de Coordenador de Departamento DE Matemática e Tecnologias.

 

É formador do Grupo Trabalho T3 - Teachers Teaching with Technology da Associação de Professores de Matemática.