SP Monte de Caparica 4 - Duas aplicações para a inovação: Plickers e Genially

Por Carolina Pereira e Leonor Luís

Centro de Competência EDUCOM - Monte de Caparica

 

O Projeto Escol@s Digitais tem como finalidade estimular e apoiar a transformação digital nas escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública municipal da Amadora através da integração de tecnologias digitais no seu currículo escolar.
Por forma a atingir esse mesmo fim, o Projeto tem por base 3 eixos, nomeadamente:
Observatório Amadora Digital;
Certificação Digital;
Aprender Com Tecnologias.
Assim sendo, neste Encontro o foco irá incidir-se no 3º eixo - Aprender Com Tecnologias Digitais - onde foram desenvolvidos 2 workshops tendo em conta a auscultação das necessidades dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, o primeiro momento tem como intuito a exploração da ferramenta Plickers, sendo que esta permite a criação de exercícios e a respetiva recolha de respostas da turma face a esse mesmo exercício. Já o segundo momento prende-se com a exploração da ferramenta Genially, sendo que esta proporciona ao seu utilizador a criação de vários tipos de conteúdo interativo.

 

Requisitos necessários: 

 

Computador e ligação à Internet.

 

 

Sobre os dinamizadores:

Carolina Pereira
Carolina Pereira é Doutorada em Educação e Docente do ensino superior desde 2001. Desde 2009 Professora do IE Ulisboa. Trabalha e estuda modelos de ensino a distância e a integração das tecnologias no ensino e aprendizagem. 

 

 

 

Leonor Luís

Leonor Luís é licenciada em Educação e Formação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente Mestranda em Educação e Formação com especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Membro da Equipa do Projeto Escol@s Digitais.