SP Online 11 - A Inteligência Artificial vai mudar a Escola?

 

Por Rui Andrade e José Nunes

Centro de Competência TIC ESE IP Santarém 

 

A Inteligência Artificial está a mudar a nossa forma de viver, comunicar e interagir, neste sentido, é fundamental que os professores possam conhecer e refletir em que consiste esta nova tecnologia, assim como a sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.

Precisamos de novas metodologias e estratégias pedagógicas para preparar os nossos jovens para um mundo em grande evolução.

Esta sessão visa dar a conhecer um conjunto de recursos e ferramentas para a utilização da IA em contexto educativo, por exemplo, AutoDraw, Google Lens, DeepDreamGenerator, Teachable Machine.

Requisitos necessários: 

Computador com ligação à Internet e telemóvel com a App Google Lens.

 

 

Sobre os dinamizadores:

Rui Andrade

 Rui Andrade é licenciado em Informática de Gestão pelo ISLA e Mestre em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola Superior de Educação de Santarém.

Professor do grupo de Informática, do Quadro do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira em Santarém.

Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 2008. 

As suas principais áreas de interesse são: Programação (Python), Inteligência Artificial, Bullying/ Ciberbullying e o Empreendedorismo.

 

 

 

José Nunes

  

 José Nunes é licenciado em Informática de Gestão pelo ISLA e Mestre em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola Superior de Educação de Santarém.

Professor do grupo de Informática, do Quadro do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos. Atualmente em mobilidade a 80% no CCTIC do IP de Santarém.

As suas principais áreas de interesse são: Programação, Bases de Dados, Inteligência Artificial, plataformas de ensino a distância e sua integração, nomeadamente a ligação entre as plataformas Moodle e Teams.