SP Online 14 - A aula da era digital: metodologias, espaços, ferramentas

 

Por Agnelo Quelhas e Carla Nunes

Centro de Competência TIC Instituto Politécnico de Castelo Branco e CFAE Alto Tejo 

 

A utilização de ferramentas digitais e de metodologias ativas implica a evolução para um modelo de ensino-aprendizagem diferente, que coloca o aluno como o agente principal da construção do seu conhecimento. A aprendizagem deixa de ser encarada como um processo isolado e individual, passando a ser influenciada pela cultura e pela interação dos alunos com o meio em que se encontram. Neste modelo são utilizadas estratégias de ensino alternativas e inclusivas realizadas, muitas vezes, em grupo e com recurso à tecnologia, onde o professor tem o papel de mediar e dirigir o percurso pessoal de construção de conhecimento do aluno.

 

Todas estas novas formas de aprender e de ensinar implicam uma mudança de atitude, tanto para os professores como para os alunos, tornando-se o trabalho colaborativo e o trabalho com projetos a chave para o desenvolvimento de múltiplas competências associadas à inovação e melhoria das aprendizagens. Neste panorama, os recursos digitais acabam por ser um elemento de motivação dos alunos para metodologias de trabalho mais ativas, em que se quebra com a rigidez dos espaços, criando-se nos alunos uma maior abertura e interesse relativamente aos conteúdos disciplinares.

 

Nesta sessão prática iremos apresentar algumas ferramentas digitais para utilização em contextos de aprendizagem colaborativa, procurando explicitar algumas das suas vantagens, tanto na aprendizagem de conteúdos específicos disciplinares como no desenvolvimento de competências essenciais. Iremos também dar alguns exemplos de introdução destas ferramentas, através de metodologias ativas e da reorganização dos espaços de aprendizagem.

 

Requisitos necessários: 

Computador ou Tablet

Acesso à internet

 

 

 

Sobre os dinamizadores:

Agnelo Quelhas

Agnelo Quelhas é professor licenciado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (ESE IPCB), com Curso de Especialização em Tecnologia Educativa (I.E. Un. Lisboa). Esteve 10 anos afeto ao Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Castelo Branco, com funções técnico pedagógicas. Atualmente está destacado no CCTIC do I.P. Castelo Branco. Áreas de interesse: Tecnologia para a Educação Inclusiva, Comunidades de Prática, Metodologias ativas e espaços flexíveis de aprendizagem, plataformas de Gestão de Conteúdos, Recursos Educativos Digitais. 

 

 

 

Carla Nunes é professora licenciada em Ensino de Portugues/Inglês (ESE/ IPCB), Pós-graduada em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Universidade Aberta); Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares/ Centros de Recursos (ESE Torres Novas); Gestão de Bibliotecas Escolares (ISLA Leiria); Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar (ESE/ IPCB). Professora Bibliotecária no AE Afonso de Paiva, Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua no CFAE AltoTejo em Castelo Branco.

 

Áreas de interesse: Bibliotecas Escolares, Tecnologias Educativas, Ferramentas Digitais, Avaliação.