SP Online 15 - Competências Digitais para uma cidadania ativa no combate ao Bullying

 

Por Ana Torres, Cidália Marques e Cristina Novo

Centro de Competência TIC Instituto Politécnico de Santarém 

 

Este workshop visa dar a conhecer um conjunto de 100 atividades com recursos digitais para a promoção da cidadania ativa das crianças e jovens em contexto educativo.

As atividades foram criadas no âmbito dos projetos Eramus + Me-You-Us e YESI e destinam-se aos 1º e 2º ciclos do ensino básico para abordar as temáticas dos Direitos Humanos, da Diversidade, da Inclusão e Cidadania Ativa.

Propomos um workshop ativo em que os professores serão convidados a assumir o papel dos estudantes na dinamização de 1 das 100 atividades.

 

Nesta sessão prática iremos apresentar algumas ferramentas digitais para utilização em contextos de aprendizagem colaborativa, procurando explicitar algumas das suas vantagens, tanto na aprendizagem de conteúdos específicos disciplinares como no desenvolvimento de competências essenciais. Iremos também dar alguns exemplos de introdução destas ferramentas, através de metodologias ativas e da reorganização dos espaços de aprendizagem.

 

Requisitos necessários: 

Computador 

Acesso à internet

 

 

 

 

Sobre os dinamizadores:

Ana Torres

Ana Torres é professora adjunta, com o título de especialista em Educação e Comunicação Multimédia, no Departamento de Tecnologias Educativas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém desde 2007. É tutora na Universidade Aberta desde 2008 e membro do Polo Literacia Digital e Inclusão Social, sediado no IPSantarém, uma extensão da unidade de investigação do Centro de Investigação em Artes e Comunicação do Algarve - CIAC. A sua área de investigação insere-se no âmbito da Educação e Comunicação Multimedia, MOOC, e-learning, LMS, Tutoria e Formação de Professores. Tem experiência no desenvolvimento e implementação de projetos nacionais e internacionais desde 2013 . Ciência ID | ORCID | Scopus Author | ResearcherID. 

 

 

 

 

 

 

Cidália Marques

Cidália Marques é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. Possui Licenciatura Educação Especial Problemáticas de Risco e o curso do Magistério Primário. Conta já com 36 anos de experiência como docente do 1º ciclo e desde 1995 na utilização das TIC em contexto educativo. Outras experiências educativas passam pela lecionação de disciplinas ligadas às suas áreas de especialização no ensino superior, nas ESES de Torres Novas e de Santarém e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa como professor convidado. Neste momento está em mobilidade no Centro de Competência TIC do IP Santarém. Como áreas de interesse principais tem: Utilização das TIC em contexto Educativo, Ambientes Inovadores, Robótica Educativa, Pensamento Computacional e Educação Especial. 

 

 

 

 

Cristina Novo

Cristina Novo é Professora Especialista em Educação e Comunicação Multimédia no Departamento de Tecnologias Educativas, do Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação Coordenadora do Centro de Competência TIC do IP de Santarém.

Mais de 3 décadas de trabalho e formação na área das Tecnologias Educativas, na formação inicial, pós-graduada e contínua de professores, em domínios como: recursos educativos digitais, ensino a distância e educação para a inclusão e para a segurança e cidadania digital. Neste âmbito, tem produzido recursos educativos digitais, participado em projetos nacionais e internacionais, publicado artigos, intervindo igualmente em inúmeras conferências e encontros nacionais e internacionais.

Nos últimos 3 anos, tem pautado a sua ação como professora e investigadora convidada na Universidade de Santiago, em Cabo Verde, onde tem trabalhado na área das Tecnologias Educativas em especial no domínio da Segurança e Cidadania Digital e com articulação com os agrupamentos de escolas da ilha de Santiago.