Biografias

Yves Punie

2013 YP-2

Yves Punie is leading the IPTS research and policy activities on “ICT for Learning, Skills and Open Education”. He initiated this research line at IPTS in 2005 with a workshop on the future of learning. The research line has been gradually growing in importance and more than 20 different studies have been undertaken resulting into more than 50 different publications on ICT and Learning, mainly in support of and funded by DG EAC. The research team now (March 2014) consist of seven people addressing four main interrelated research strands, across all educational sectors: Open Education and OER, Innovating Learning and Teaching, Key Competences and 21st century skills, and the Future of Learning.

Yves’ earlier work at IPTS was related to web 2.0 or social computing, Ambient Intelligence in Everyday Life, the future of the media and the media industries, social capital in the knowledge society and privacy, security and identity in the future information society. Before joining the IPTS in 2001, he was interim Assistant Professor at the Free University of Brussels (VUB) and senior researcher at SMIT (Studies on Media, Information and Telecommunications). He holds a Ph.D. in Social Sciences on the use and acceptance of ICT in everyday life also coined as “domestication”.

Publications at IPTS: http://ipts.jrc.ec.europa.eu/publications/index.cfm

IPTS work on ICT and Learning: http://is.jrc.ec.europa.eu/pages/EAP/eLearning.html

Fernando Manuel Franco

Fernando Manuel Franco é atualmente membro da Equipa ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) da DGE (Direção Geral de Educação). É licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. É professor há 32 anos dos ensino básico e secundário. Alguns dos cargos mais relevantes pelos quais passou no seu percursos na escola temos: Presidente/Diretor da Escola durante 8 anos; Presidente do Conselho Pedagógico; Presidente do Conselho Geral da Escola. Foi igualmente responsável das infra-estruturas TIC da escola, Membro Representante das Escolas Secundárias no Conselho Municipal de Educação em Vila Franca de Xira.
Como membro da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE): é o Coordenador Nacional do Projeto Creative Classroom Labs; pertence ao projeto inGenious; faz parte da equipa da produção dos Webinares da DGE/ERTE; pertence ao NSS do eTwinning; representante da DGE no Projecto ICWG (Interactive Classroom Working Group).

 

Luís Valente

Luís Valente é Doutor em Estudos da Criança, na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho, Professor do 1.º Ciclo do quadro do Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra – Lixa e Professor Auxiliar Convidado, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação, Universidade do Minho estando atualmente destacado no Centro de Competência TIC da Universidade do Minho. É Investigador do Centro de Investigação CIEd, Instituto de Educação, Universidade do Minho e Investigador do projecto Pigafetta, liderado pelo Professor Doutor António José Osório, Instituto de Educação da Universidade do Minho. Colabora no projecto Casa das Ciências/Fundação Calouste Gulbenkian e é Vogal da direcção da Associação Portuguesa de Telemática Educativa (EDUCOM) e membro da direcção da revista EFT Educação, Formação & Tecnologias (eft.educom.pt).

 

Rui Lima

Rui Lima é Licenciado em Ensino Básico 2º ciclo variante de Matemática e Ciências e Mestre em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar, é professor no Colégio Monte Flor, desde 2001 onde é atualmente Diretor Pedagógico.
Colaborou com a European Schoolnet e com a DGIDC, nos projetos ASPECT e EQNet centrados na avaliação de recursos educativos digitais e desde 2007 que está envolvido em projetos de parcerias no âmbito de programas como eTwinning, o Challenge 20/20 e o Comenius. Vencedor do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola em 2009 e Menção Honrosa em 2012 e duas vezes premiado a nível nacional no âmbito de projetos eTwinning, em 2011, em Washington, foi considerado pela Microsoft um dos 18 professores mais inovadores do Mundo, e desde aí colabora com a Microsoft em diversas iniciativas de formação e como adviser.
Atualmente é Lead Teacher no Projeto Creative Classrooms Lab, relacionado com a implementação de Tablets na sala de aula, está envolvido no Projeto iTEC, em colaboração com a Promethean, na utilização da ActivTable na aprendizagem em pequenos grupos e trabalha com a JP Inspiring Knowledge na implementação dos Magalhães Convertíveis na aprendizagem.

Rui Pacheco

Rui Pacheco, 44 anos, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi dirigente associativo, tendo desempenhado cargos de direção e representação na Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no Conselho Diretivo dessa mesma faculdade e no Senado da Universidade do Porto. Integra os quadros do Grupo Porto Editora desde 1993, tendo desempenhado, entre 1993 e 1995, a função de coordenador de edição na área dos manuais de língua inglesa. Dirige o Centro Multimédia da Porto Editora desde 1995, ano da sua criação, departamento da empresa responsável pelo desenvolvimento de projetos na área das tecnologias da informação e comunicação. Entre estes destacam-se a Diciopédia, a Infopédia.pt, o Educare.pt, o Sítiodosmiúdos.pt e a plataforma de elearning EscolaVirtual.pt.

 

João Carlos Sousa

João Carlos Sousa é Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) com formação pós-graduada em Comunicação Educacional Multimédia. Professor do Ensino Secundário e líder associativo, tem desenvolvido a sua carreira profissional na área das tecnologias educativas e da aprendizagem das ciências em ambientes formais e não-formais, apresentando regularmente comunicações em eventos e tendo vários artigos e capítulos de livros publicados. Consultor, formador com várias certificações e investigador na área da Educação, tem desenvolvido actividade em Portugal Continental, nas ilhas e no estrangeiro e integrado várias equipas nacionais e internacionais de trabalho, formação e planeamento (FCUL, Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia (Portugal), Banco Mundial, Ministério do Poder Popular para a Educação (Venezuela), Secretaria Estadual de Educação (São Paulo – Brasil), Secretaria Regional da Educação (Madeira) e Microsoft de Portugal. Integrou a equipa inicial da uARTE – responsável pela ligação à internet de todas as escolas públicas e privadas em Portugal em 1997 – e a coordenação do projecto Comenius 2.1 “Digital Portfolio as a strategy for teachers’ professional development“ entre 2005 e 2008. Coordenador das equipas Portuguesas e membro dos Steering Commitee dos Projectos Europeus RIGHTS e EU-TUNE que desenvolveram utilizações educativas das histórias digitais (Digital Storytelling). Coordenador da equipa Portuguesa do projeto Grundtvig WAVES (Water Activities and Vitality in Environmental Spaces) e da equipa da Escola Secundária de Santa Maria do projeto CCL (Creative Classroom Labs) coordenado pela European Schoolnet. É presentemente Presidente da Associação de Professores de Sintra e membro dos corpos sociais da Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Física.

(adaptado de: https://sites.google.com/a/profsintra.org/aps/centro-formacao/bolsa-de-formadores/joao-carlos-sousa)

Marisa Afonso

Marisa Afonso, 40 anos, licenciada em Filosofia, Via Ensino, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho.
Desempenhou funções como professora de Filosofia e Psicologia no Ensino Secundário. Integrou os quadros da Porto Editora em 2000, como Gestora de Conteúdos, com responsabilidades, nesse âmbito, no site Sitiodosmiudos.pt e Escolavirtual.pt.

Em 2007, assumiu funções como responsável pela formação de professores no âmbito da plataforma Escola Virtual.

 

Vitor Teodoro

Vitor Duarte Teodoro é Professor Auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Fez Doutoramento em Educação em 2003, na Universidade Nova de Lisboa e tem Licenciatura em Física (1978) pela Universidade de Lisboa. Desde 1988 que está na Universidade Nova de Lisboa. Foi professor no ensino secundário entre 1975 e 1988. Foi professor convidado na Universidade de São Paulo em 1993, na Universidade Católica de Lisboa desde 2004 e na Universidade Aberta entre 1990 e 2000. É consultor do Ministério da Educação para várias áreas e é autor de vários relatórios para o Ministério da Educação sobre políticas publicas de educação, formação de professores, etc. É coordenador na FCT da Secção de História da Ciência e da Tecnologia e Educação desde 2009 e coordenador da Divisão de Educação da Sociedade Portuguesa de Física desde 2007. Autor de mais de 30 manuais escolares para as escolas portuguesas e de Cabo Verde (Física e Química). A sua maior área principal de investigação centra-se na educação matemática e física (incorporação de computação científica nos currículos do ensino secundário e no ensino em ciência e em engenharia). Interessa-o o design que promove ambientes de aprendizagem ativa, em particular nas áreas das ciências e da matemática e o desenvolvimento curricular. Tem participado em vários projetos de investigação financiados pela CE e por fundos nacionais para a investigação e inúmeros textos científicos publicados.