Programa comum partilhado por videoconferência:
MANHÃ (das 9.30 às 12.30) E FINAL DE TARDE (das 17.30 às 19.00) EM VIDEOCONFERÊNCIA MULTIPONTO
9.30 Sessão de Abertura
- Presidente da Educom; Subdirector da FCT-UNL; Diretor da Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação e Ciência (a partir do Monte da Caparica);
- Vice-presidente da Educom; Diretora da Escola Secundária Tomás Cabreira; Diretor do Centro de Formação Ria Formosa (a partir de Faro);
- Centros de Competência TIC associados à iniciativa: Diretores dos Centros de Competência (a partir dos diversos Centros).
10.00 Conferência: “Mainstreaming ICT – enabled learning innovation in Europe: Challenges and opportunities”
Yves Punie, Senior scientist no Institute for Prospective Technological Studies (IPTS) – European Commission Joint Research Centre (JRC) (http://ipts.jrc.ec.europa.eu), Sevilha (a partir de Faro)
11.00 Intervalo (Coffee break)
11.30 Painel: “A utilização de dispositivos móveis nas escolas e na sala de aula”
- “Flipped Classroom” (sala de aula invertida) – Luís Valente (CC TIC UMinho) (a partir de Braga);
- Dispositivos móveis numa sala de aula do 1.º Ciclo – Sofia Cristo (Professora do 1.º Ciclo no Colégio Fonte Velha – projeto Creative Classrooms Lab)(a partir do Monte da Caparica);
- Creative Classrooms Lab – Fernando Franco (ERTE/DGE) e João Carlos Sousa, (Escola Sec. Santa Maria) (a partir do Monte da Caparica);
- EduLabs – apresentação de alguns exemplos de projetos de escolas (E-Xample, LeYa e EDUCOM) (a partir do Monte da Caparica e de Faro).
Moderadora: Maria João Horta (Educom)
12.30 Almoço livre
14.00 Partilha de Boas Práticas (varia consoante o local, consulte os respectivos programas)
15.00 Workshops (varia consoante o local, consulte os respectivos programas)
17.00 Intervalo (Coffee break)
17.30 Mesa Redonda: “As tecnologias na sala de aula: perspetivas para um futuro próximo”
- José Moura Carvalho (ERTE/DGE) (a partir do Monte da Caparica);
- Rui Pacheco e Carla Marisa Afonso (Porto Editora)(a partir do Monte da Caparica);
- Vitor Teodoro (FCT/UNL) (a partir do Monte da Caparica ).
Moderador: João Correia de Freitas (Educom)
18.30 Sessão de Encerramento (EM VIDEOCONFERÊNCIA MULTIPONTO com os Centro de Competência)
- Educom: João Correia de Freitas (FCT/UNL; Educom) (a partir do Monte da Caparica);
- Centros de Competência TIC Associados ao evento: Diretores dos Centros de Competência (a partir dos diversos Centros);
- Educom: Maria João Horta (Educom) (a partir de Faro).
19.00 Encerramento
Partilha de Boas Práticas em Faro
Sala 211 – “TRIUNFO”: Um jogo de tabuleiro com robôs (primeiro autor: Bruna Carmo); A plataforma online “Oficina de Matemática” (Bruna Carmo e Nísia Gomes); Windows Multipoint Server em contextos educativos (Carla Assis); Sala de aula colaborativa (David Costa).
Sala 212 – Prezi e Moodle: Contributos/dinâmicas em contextos educativos (Cátia Monteiro); O Moodle como estratégia de comunicação (João Carlos Rocha Catarino); Literacia fílmica – primeiros passos (Elisete Duarte dos Santos).
Sala 217 – Construção de um site e recursos para o quadro interativo (Luís Amaral); Utilização das TIC na aprendizagem significativa e humanista da história: O caso da 1ª Guerra Mundial (Maria Manuela Lúcio); School radio 4 learning (Ruth Gomes e Assunção Furtado); As TIC no Ensino da História (Nélia Pereira).
Sala 218 – O eTwinning e o trabalho colaborativo entre escolas europeias (Isabel Monteiro); Yearbook e a realidade aumentada (Hélia Covas, Miguel Rocha e Cidália Bicho); A realidade aumentada em contexto educativo e inclusivo (Fernando Machado).
Partilha de Boas Práticas no Monte da Caparica
Auditório 1A – Let’s animate! Criatividade e inclusão num projeto eTwinning (Betina Santos, Sónia Bártolo e Susana Tavares); A utilização da plataforma 20 Escola Digital enquanto ferramenta de diferenciação pedagógica (Olívia Nascimento); Gestão de sala de aula e avaliação das aprendizagens através do Mythware E-learning Class (João Azevedo e Sandra Gonçalves); A importância das histórias digitais no desenvolvimento da leitura de alunos com Necessidades Educativas Especiais (Célia Dionísio, João Azevedo); O blogue de turma – uma ‘janela’ para a prática de sala de aula (Margarida Belchior).
Auditório 1B – Uma avaliação zoom de red em manual multimédia… … para uma pedagogia multimédia (Dulce Franco e Esmeralda Santo); As tecnologias de informação e comunicação no Projeto eTwinning “Animals around us” aplicado no 2º ciclo (Primeiro autor: Egídia Azevedo); As TIC na divulgação e preservação do património geológico e paleontológico (Anabela Ramos e Emília Silva); Aplicações digitais no ensino da gravura, em Oficina de Artes (Manuel Moreira); 6 Passos com TIC para @prender (Maria Helena Felizardo).
Sala 1.1 – Tecnologias 3D nas TIC: Projeto 3D Alpha (Artur Manuel Coelho); TIG na BE: Tecnologias de informação geográfica na biblioteca escolar (Sandra Mendes); Usar as TIC para aprender a pensar: Será isto uma boa prática? (Simão Elias Lomba); Uma experiência integrada entre TIC e português (Elsa Estrela e Luís Dentinho).
Sala 1.16 – Que farei com este tablet? (Gonçalo Simões); Em bibliotecas escolares de Sintra, tablets ajudam a aprender (Isabel Mendinhos); “Do meu sofá verde vejo a escola”: Impactos da TeleAula num projeto de vida (David Varela, Rui Fernandes e Susana Tavares); “News report from 2064″: Língua inglesa com recurso ao iPad (Sílvia Couvaneiro e Neuza Pedro).
Sala 1.17 – Projeto ITEC: Um exemplo inovador da integração de tecnologias no currículo (Maria Dulce Pinto); Ser empreendedor. Como? (Maria Teresa Moura); E-lab: Implementação de um curso online para alunos do ensino secundário (Sérgio Leal e João Paulo Leal); Vodcasts como estratégia de aprendizagem: Uma experiência com alunos de Ciências Naturais (8ºano) e Geologia (12º ano) (Maria Elvira Monteiro); Ferramentas de comunicação multilateral (António Manuel Marques Silva).
Partilha de Boas Práticas em Aveiro
Projeto AGIRE (Lúcia Pombo e Vânia Carlos); Geocaching no parque Infante D. Pedro (Primeiro autor: Lúcia Pombo); Seguranet – Visão das preocupações dos adultos em relação às questões de segurança na Internet (Maria José Loureiro e Lúcia Pombo); Webmat – Materiais manipuláveis (Pedro Costa); Análise Digital de Vídeo: Do fenómeno à sua representação (Álvaro Folhas); Simuladores, Laboratórios Virtuais e Telescópios Robóticos (Álvaro Folhas); Comunidade de Aprendizagem de Utilização de Quadros Interativos – Diagnóstico e Intervenção: Um estudo de caso no Agrupamento de Escolas de Castro Daire (Maribel Miranda e Paulo Carvalho); CoP “@rrobas de saber” – Construção Colaborativa para uma Prática Inovadora (Maribel Miranda e Maria Salomé Pereira).
Partilha de Boas Práticas em Setúbal
As redes Sociais – uma nova forma de ver a escola (João Grácio e Rosário Rodrigues); Programa Escolhas – 10 anos de Inclusão Digital (Paulo Vieira); Escrita e Programação: um estímulo à criatividade (Paulo Torcato, Robin Vassantlal, Nuno Torcato e Nuno Burnay); TIC nos PES (Vânia Ramos e Rute Carvalho); Podcast no 1.º Ciclo do Ensino Básico: O Concurso Conta-nos uma História (Milena Jorge); Sala de aula do futuro: Uma realidade em Setúbal (Carlos Cunha);SCIENTIX (Carlos Cunha).
Workshops em Faro
- WS1 – As TIC nas aulas de Ciências (João Correia de Freitas ‐ em videoconferência a partir do Monte da Caparica)
- WS2 – eTwinning (Isabel Monteiro)
- WS3 – Ambientes computacionais baseados no Scratch (Fernando Mendonça)
- WS4 – Robótica educativa em situações de NEEs (Cristina Conchinha)
- WS5 – Os quadros interativos como ferramentas de apoio ao trabalho na sala de aula do 1.º Ciclo (Esmeralda Oliveira)
- WS6 – As TIC na Biblioteca Escolar (RBE): “Há vida para além do facebook” (Florinda Almeida)
- WS7 – O EDMODO (o “facebook” para as escolas) como espaço de trabalho entre alunos e professores (Carlos Machado Nunes)
Workshops no Monte da Caparica
- WS1 – As TIC nas aulas de Ciências – João Correia de Freitas (Lab. 2.1)
- WS2 – Um teste em 10’ no Moodle 2 – Sofia Batista (Sala 1.1)
- WS3 – As TIC na Biblioteca Escolar – Pedro Ucha da Silva e Teodora Costa (Sala 1.2)
- WS4 – Vídeos na Web: da produção à publicação – João Chamiço (Sala 1.8)
- WS5 – Produção de vídeo interativo na sala de aula com Korsakow – António Maneira (Sala Media Ground)
- WS6 – Geoeducação – Nuno Ratão (Sala 1.15)
- WS7 – Plataformas de conteúdos digitais para utilização em sala de aula com dispositivos móveis – Equipa Leya (Sala 1.16)
- WS8 – Aprendizagem da ciência no Ensino Secundário com recurso à metodologia “Flipped Learning” e à utilização de tablets – João Carlos Sousa e Fernando Franco (Sala 1.17)
Workshops em Aveiro
- Avaliação de aprendizagem com recurso as ferramentas google (Rita Gonçalves)
- Workshop sobre os Flashcards (Filipe Cálix)
- SAPO Campus: partilha e gamification em contexto educativo (Carlos Santos, Luís Pedro e João Pina)
- ArguQuest: Uma plataforma para o desenvolvimento das competências de argumentação e questionamento (Maria José Loureiro)
Workshops em Santarém
- eTwinning integrado no currículo (Miguela Fernandes)
- Propostas de atividades com tecnologias para professores (Cidália Marques e Fernando Costa)
Workshops em Setúbal
- Ws1. Ambiente de programação Scratch: Imaginar, Programar, Aprender! (Fernando Federico e Isabel Campeão)
- Ws2. Robótica (Paulo Torcato)
- Ws3. Arduino: Arduino e companhia (Luís Dourado e Mário Afonso)
- Ws4. Audacity Uma Ferramenta para criar Podcasts (Milena Jorge e João Torres)
Programa em PDF de acordo com os locais de realização: