Apps for Good – Apps que mudam o Mundo

João Baracho – Diretor Executivo CDI Portugal/ Apps for Good

Matilde Buisel – Gestora do Projeto Apps for Good Portugal (matildebuisel@cdi.org.pt)

CDI Portugal

 

O Apps for Good consiste num programa educativo cujo principal objetivo é fazer emergir uma nova geração de empreendedores que consigam criar soluções tecnológicas inovadores para resolver problemas sociais.

Trata-se de um programa internacional que foi lançado em Portugal no ano letivo 2014/15, pelo CDI Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).

A operacionalização do projeto decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online que tem por base uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular. No final do projeto, as escolas poderão optar por participar na nossa competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu pitch – e Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções.

O programa está desenhado para jovens entre os 10 e os 18 anos.

Durantes estes últimos anos de atuação já contámos com 180 escolas, envolvendo cerca de 3266 alunos e 400 professores.