APP’S, SIMULADORES E MOTIVAÇÃO EXTRA NAS AULAS DE FQ

Vera Maria Piçarra Daniel
Vera-m-p-daniel@hotmail.com
Agrupamento de Escolas de Montenegro, Faro

Objetivos para utilização das TIC

             O incremento de utilização das TIC no contexto das minhas aulas prenderam-se com meu gosto pessoal sobre este tipo de recurso e com a necessidade de motivar os meus alunos, criando neles o sentimento de que não só aprendiam Física e Química, mas também que desenvolviam um trabalho em sala de aula que se aproximava mais do conceito que eles próprios têm daquilo que se faz noutros países da Europa e do resto do mundo.

            Por outro lado, a especificidade de alguns conceitos lecionados no 3º ciclo não permite a vertente laboratorial associada a esta disciplina sobretudo por não haver equipamento disponível nas escolas em virtude do seu custo elevado.

 

Contexto educativo

             As boas práticas a relatar aplicaram-se a turmas de 7º e 8º ano de escolaridade. Umas vezes em aulas desdobradas por turnos e outras em aulas com todos os alunos presentes.

 

Processo desenvolvido

             Aos alunos destas turmas foi-lhes pedido que, em aulas específicas, trouxessem um smartphone ou um tablet para que pudessem trabalhar, de forma individual ou em grupo, aspetos como os que se listam a seguir:

 

7.º ano de escolaridade

8.º ano de escolaridade

Movimentos da Terra

Simulador das estações do ano

– Som

App “Osciloscópio virtual”

Simulador “Sintetizador e osciloscópio”

Técnicas de separação de misturas

Visionamento de vídeos do YouTube

Luz

Visionamento de filmes do YouTube

App para cálculo da miopia

Resultados

Como resultados, embora não mensuráveis de forma objetiva, saliento:

– Aumento do interesse dos alunos por aspetos relacionados com a tecnologia (especialmente no 8.º ano);

– Satisfação dos alunos por aprenderem mais com menos esforço;

– Melhoria dos resultados;

– Ausência de casos de incumprimento/indisciplina relacionados com telemóveis.