Blogue e Etwinning na aula de espanhol

Joaquim Miguel Carvalho de Almeida
Joaquim.miguel.almeida@sa-miranda.net
Agrupamento de Escolas Sá de Miranda

Nesta comunicação são abordados alguns conceitos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os seus contributos na prática docente no ensino de línguas estrangeiras, neste caso, da língua espanhola, em que se combina tempo, espaço e redes sociais como uma forma de interação, aprendizagem e formação. A proposta baseia-se no ensino e aprendizagem do espanhol (língua estrangeira) através de dinâmicas diferentes dos contextos clássicos de aprendizagem: um blogue da disciplina e projetos eTwinning desenvolvidos em turmas que frequentam a disciplina de Espanhol.

O uso de blogue em contexto educativo, como recurso e estratégia educativa, é apresentado como um grande potencial no contexto de ensino e aprendizagem, estabelecendo-se como um canal informal de comunicação entre professor e alunos, permitindo a partilha da construção do conhecimento.

A plataforma eTwinning é um espaço perfeito para desenvolver as diversas competências, não só no domínio linguístico, mas também no domínio da TIC, usando-as para promover a compreensão intercultural. Assim, interagem as novas pedagogias e a necessidade emergente da inclusão da educação na sociedade da informação que, através de novas tecnologias, permite o desenvolvimento e emancipação de alunos e professores.

Como advogam Pocinho & Gaspar (2012), estamos perante uma sociedade que exige dos professores a sua atualização ao nível tecnológico, de forma a ajustar os conteúdos temáticos e metodologias do ensino das diferentes disciplinas aos interesses dos alunos de hoje, tornando-se fundamental a modificação das práticas pedagógicas, privilegiando o recurso a métodos de ensino mais interativos e construtivistas, contribuindo para criar uma cultura de aprendizagem em permanência ao longo da vida.

 

REFERÊNCIAS

Pocinho, R. S., & Gaspar, J. M. (2012). O uso das TIC e as alterações no espaço educativo. EXEDRA: Revista Científica (pp. 143-154). Coimbra: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Disponível em: www.exedrajournal.com.