Dispositivos móveis na sala de aula, sim!

Maria de Jesus Pinto

mjes.pinto@gmail.com

Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente

 

É hoje noção adquirida a de geração móvel, ou geração polegar, para designar os jovens nascidos no novo milénio, os nossos alunos. E se os jovens, a sociedade em geral, e os modos de obter conhecimento mudaram, como é que a sala de aula, no contexto regular da escola, pode trabalhar esses modos? Que dispositivos estão ao nosso dispor e como os usar? Que mais-valia pode ter um smartphone numa sala de aula regular?

Propomos nesta sessão prática a abordagem a estratégias e a instrumentos que os professores podem desenvolver com relativa facilidade para fazer uso de novas formas de aceder ao conhecimento, sem contudo, perder a noção da importância do trabalho curricular e da aprendizagem na sua disciplina.

Iremos recorrer a algumas aplicações disponíveis na web para dispositivos móveis, usando-as ao serviço da gestão do tempo e das atividades da sala de aula, fazendo a publicação dos trabalhos desenvolvidos na oficina em página web criada durante a sessão.

Requisitos para os participantes: smartphone/tablet e computador para aceder a plataformas e (eventualmente) instalar aplicações.