LEVE O SEU TELEMÓVEL PARA UM PASSEIO COM OS MAIAS

Fernando Carlos Moreira Roças, Lília Vanusa Rodrigues Gama Gião Camilo, Maria da Graça Duarte Cardoso Pinto

fernando.rocas@aesilves.pt; lilia.camilo@aesilves.pt; maria.g.pinto@aesilves.pt]

Agrupamento de Escolas de Silves – Escola Secundária de Silves

 

O estudo de obras literárias, mas, sobretudo, a leitura das mesmas é, na sociedade atual, um trabalho cada vez mais herculeano, dado que, como adverte Couchaere (1992), “ler consome tempo e, hoje em dia, o tempo de que dispomos é tanto mais precioso quanto mais nos dividimos por atividades concorrentes entre si”, todavia, este dilema não deve ser encarado como um problema, deve sim ser visto como uma porta aberta para a criatividade.

Assim, tendo à nossa frente uma geração dos nativos digitais (Prensky, 2001, 2009) e acreditando que o recurso a um jogo poderia ser um facilitador de uma aproximação ao estudo da obra, fizemos do jogo não só o ponto de partida mas também o de chegada, começámos a aventura com o serious game «Os Maias, becaming an expert!» e depois partimos à descoberta da Lisboa d’ Os Maias, colorindo-a com as cores da atualidade, conduzidos por uma “APP”.