MATEMÁTICA INCLUSIVA

Cecília Martins Fortes Rodrigues
cecilia.rodrigues@aejbv.pt
Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

 

Com esta comunicação pretendo dar a conhecer à comunidade docente, as atividades matemáticas que desenvolvi com um aluno do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, com NEE’S de caráter permanente, no âmbito do mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo e motor.

As atividades são apresentadas sob a forma de jogo interativo, que foi elaborado por mim no PowerPoint, programa acessível em todas as escolas.

Estas tarefas podem aumentar ou diminuir de grau de dificuldade, adequando-se, deste modo, ao perfil dos alunos a que se destinam, podendo ser realizadas por alunos, sem NEE ao nível da Ed. Pré-escolar.

Neste “Jogo” a que chamei “Aprender Brincando” os conteúdos abordados são: números até ao 5, sequências simples, figuras geométricas, tamanhos e cores.

REFERÊNCIAS

Costa, M. (2010). Criação de recursos digitais para crianças com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Mindelo (Projeto de Pós-Graduação). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, Portugal.

Graça, J. S. (1995). As novas tecnologias no apoio à comunicação para pessoas com necessidades especiais. Integrar.

Marques, R. (1998). Os desafios da sociedade de informação. In R. Marques, M. Skibeck, J. M. Alves, H. Steedman, M. Rangel & F. Pedró (Eds.), Na sociedade de informação: O que aprender na escola? (pp. 11-32). Porto: Edições ASA.