Metodologias Ativas na Escola Profissional de Almada: Go-Lab e Laboratório de Inovação e Aprendizagem (Inspired by Future Classroom Lab)

César Marques; Helena Liberato; Liliete Santos; Luís Esturrado; Marta Reverendo; Rui Delgado

cesarmarques@epalmada.pt; helenaliberato@epalmada.pt; lilietesantos@epalmada.pt; luisesturrado@epalmada.pt; martareverendo@epalmada.pt; ruidelgado@epalmada.pt

Escola Profissional de Almada

Na Escola Profissional de Almada (EPA) já entrámos no Século XXI. De dia para dia as metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem são abandonadas e substituídas por metodologias ativas, centradas nos alunos e com o objetivo de desenvolver neles as denominadas “Competências do Século XXI”.

O processo de mudança de metodologias iniciou-se no ano letivo de 2014/2015 com a entrada, como escola piloto, no projeto Go-Lab. Desde logo a utilização da metodologia de Inquiry-Based Science Education (IBSE), ativa e centrada no aluno, mostrou-se mais adequada aos discentes da Escola. No presente ano letivo, um grupo alargado de professores decidiu-se pela procura de novos caminhos no processo de ensino-aprendizagem, seguindo um modelo inspirado no movimento Salas de Aula do Futuro (Future Classroom Lab – FCL), da European Schoolnet. No Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA), a Future Classroom da EPA, nascem ideias, partilham-se experiências, ajustam-se estratégias e criam-se projetos.

As mudanças metodológicas pelas quais passámos na EPA não seriam possíveis sem a utilização das TIC. Os computadores, tabletes, smartphones, softwares, aplicações, Internet, Arduinos, Raspberry Pis, robôs, nuvem, vídeos, entre outros, são instrumentos de trabalho do dia-a-dia de disciplinas tão diferentes como Área de Integração, Física e Química, Informática e Programação, Inglês, Matemática e Português. As salas de aula tomaram “novas” formas: em ilhas, com cores, sem paredes nem teto, em visitas de estudo. Mais uma vez, nestes novos ambientes de aprendizagem, a tecnologia assume um papel decisivo que vai da mobilidade ao trabalho em cenários de aprendizagem na nuvem.

Talvez as tecnologias que conhecemos hoje não venham a ser as utilizadas no final do Século XXI, mas todos os dias preparamos os nossos alunos para a mudança.