O PROJETO iClass

Vítor Bastos

vitor.bastos@colegiovascodagama.pt

Colégio Vasco da Gama

 

 

No Colégio Vasco da Gama (www.colegiovascodagama.pt) inovamos, criamos, reinventamos a cada momento.

Tendo como base a nossa paixão pelo ensino e as necessidades educativas dos alunos do século XXI, eis que surge o momento de avançar com algo de novo, único e que se diferencia no panorama educativo português.

O Projeto iClass, emerge da conjugação dos três vértices do triângulo Pedagogia, Espaço e Tecnologia.

Assentes em pedagogias ativas, as aulas são um espaço de acontecimento. Criam-se ambientes educativos em equilíbrio com o ecossistema tecnológico que permitem aos alunos serem sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento.

Este ano, sendo um projeto experimental, entrou na incubadora com uma turma do 7.º ano.

É um projeto único e exclusivo da forma como está a ser aplicado pois a turma está a trabalhar, neste conceito, a tempo inteiro, com todas as disciplinas, até ao final do 3.º ciclo.

Colaborar, cooperar, criar, interagir, dinamizar, são alguns dos conceitos que constituem a malha deste projeto e que fazem parte do dia-a-dia dos alunos e professores, que são promovidas através de estratégias como a autorregulação das aprendizagens, o coaching e o Project Based Learning, numa lógica de transversalidade de conteúdos e interdisciplinaridade.

Fazendo um balanço inicial dos resultados, podemos dizer que a autonomia, criticidade e criatividade, são competências que já se revelam como uma constante. Os alunos já manifestam atitudes positivas na construção autónoma do conhecimento.

Estamos certos que estamos a desenvolver nos nossos alunos as competências necessárias para os desafios que irão enfrentar. Estamos a desenvolver as competências para o séc. XXI!

Algumas frases retiradas dos relatórios de avaliação da execução feitos aos alunos, juntamente com o que se pode observar diariamente nas aulas, mostram a importância e necessidade do nosso ensino ser “abanado” com este tipo de projetos:

“Admito que tenho estado a gostar muito desta experiência. A turma é fantástica e as tecnologias que usamos na nossa sala também.”

“Nunca me tinha imaginado numa sala de aula com cadeiras que se movimentam de um lado para o outro e com sofás.”

“Estou muito orgulhosa com o que a turma tem feito neste projeto inovador.”

“É muito prático ter um tablet em vez de ter livros. É mais fácil, organizado e ocupa menos espaço na mochila” “Este projeto requer dedicação e concentração.”

“Este projeto devia aplicar-se a todas as escolas do país.”