Plataforma “Sapo Campus”

Paulo Garcez / Nuno Mantas

paulo.j.garcez@telecom.pt / direcao.aeba@gmail.com

Fundação Portugal Telecom/Agrupamento de Escolas da Boa Água

 

O SAPO Campus é uma plataforma gratuita online de comunicação e colaboração, que surgiu em 2012, nos Laboratórios do SAPO e na Universidade de Aveiro, para o contexto educativo.

Proporciona um espaço de partilha que aproxima os vários intervenientes de uma instituição, contribuindo para uma melhor e mais eficiente comunicação entre todos. É gratuita, simples e intuitiva e com um design apelativo, permite à instituição personalizar a imagem do espaço, integrando nele o seu branding e estabelecendo assim a sua identidade. A privacidade dos utilizadores e dos seus conteúdos é assegurada pela plataforma e gerida pela instituição. Permite uma utilização em continuidade, quer na ótica dos membros do espaço, quer na ótica da instituição.

A plataforma integra as iniciativas da Fundação PT para a Educação desde 2017. Está a ser utilizada em escolas do primeiro ciclo ao secundário e é, ainda, a base de utilização para projetos colaborativos em áreas distintas da da educação.

O Agrupamento de Escolas da Boa Água iniciou a utilização da plataforma Sapo Campus em 2013, fazendo dela um importante caso de “boas práticas”, não só para a articulação aluno-professor e professor-professor, como com os Pais/Encarregados de Educação. Reconhecem-se resultados significativos ao nível da melhoria da comunicação e organização e gestão de conteúdos, reduzindo a dispersão de meios e a utilização de papel.

O SAPO Campus enquadra-se numa das áreas prioritárias da Fundação PT – Educação, sendo uma das ofertas para as Entidades da Economia Social e para Organismos.