Projeto-Piloto “Matemática e Khan Academy”

Ana Catarina Graça / Miguel António Cortiço de Castro
ana-c-graca@telecom.pt; miguel-a-castro@telecom.pt
Fundação Portugal Telecom
 

A Khan Academy (KA) em português europeu, disponível em https://pt-pt.khanacademy.org/, é uma plataforma educativa online gratuita que permite que os alunos, através da resolução de exercícios e visualização de vídeos, aprendam matemática de uma forma diferente, divertida e ao seu ritmo. Lançada em fevereiro de 2017 pela Fundação Portugal Telecom, a plataforma possui atualmente mais de 8.500 exercícios interativos e 500 vídeos do ensino básico. E muitos mais se seguirão… A plataforma tem campos específicos para alunos, professores e pais.

No ano letivo de 2016/2017 a Fundação Portugal Telecom, em colaboração com a Direção Geral da Educação e com a EDUCOM, desenvolveu um projeto-piloto de utilização da KA em 5 Agrupamentos de Escolas da Zona Oeste, envolvendo 30 professores e 750 alunos. Os principais objetivos do projeto-piloto, que decorrerá também no ano letivo de 2017/18 são os seguintes: promover a implementação dos recursos da KA numa comunidade educativa, bem como analisar diferentes formas de utilização da plataforma no ensino da Matemática nos três ciclos do Ensino Básico.

Os 30 professores, do 1º ciclo e professores de matemática do 2º e 3º ciclos, integraram uma oficina de formação de longa duração. Desenvolveram diferentes metodologias de utilização da plataforma com os seus alunos: realização de exercícios na plataforma em sala de aula, TPCs na KA, visualização de vídeos em sala de aula, utilização da KA nas aulas de apoio, entre outras.

Os resultados preliminares deste primeiro ano de projeto-piloto indiciam que, com a utilização da plataforma, os alunos aumentaram a sua motivação para aprender Matemática, melhoraram a aprendizagem e desempenho na disciplina, desenvolveram a sua capacidade de interajuda e cooperação entre pares e sentiram que o seu ritmo de aprendizagem foi respeitado.

 

REFERÊNCIAS

http://www.fundacao.telecom.pt/Home/KhanAcademy/KhanAcademyApresentacao.aspx

https://pt-pt.khanacademy.org/

https://www.youtube.com/user/KhanAcademyPortugal