Utilização das TIC e …

Utilização das TIC e da Metodologia de Projeto em Cursos de Educação e Formação

Maria Manuela Jacinto do Rosário Lúcio
maria.manuela.lucio@gmail.com
Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira (Olhão)

O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do 1º Ano do Curso de Educação e Formação de Serviços Domésticos – Apoio à Família e à Comunidade que frequentaram a Escola EB 2,3 Professor Paula Nogueira no Ano Letivo de 2016-2017, no âmbito das disciplinas de Gestão do Comportamento e de Psicologia.

No decurso do trabalho desenvolvido nestas disciplinas os alunos foram convidados a elaborar um projeto  sobre o Amor na Adolescência (fase presente das suas vidas), intitulado “Amor É/ Amor Não É” do qual resultasse um produto final (filme) a partilhar com a Comunidade Educativa, designadamente com os alunos da Escola.

O projeto compreendeu quatro fases. A primeira fase foi dedicada à conceptualização (reflexão sobre o tema), a segunda fase foi destinada à construção do produto final (utilizando o MovieMaker), na terceira fase procedeu-se à divulgação do produto final (filme realizado) enquanto que na quarta e última fase se procedeu à reflexão sobre o trabalho desenvolvido (considerando os impactos a nível pessoal, na Turma e na Comunidade Educativa).

O presente projeto permitiu uma reflexão e partilha de sentimentos sobre este tema da adolescência, selecionar e utilizar recursos disponíveis, desenvolver competências digitais e obter um feedback muito positivo do trabalho partilhado que favoreceu o aumento da auto-estima e auto-conhecimento dos alunos.