VIC* em sala de aula

Guilherme Garboa
garboagui@hotmail.com
Agrupamento de Escola Pinheiro e Rosa (E.B.1 de Estoi)

Variedade, Interatividade e Criatividade são as palavras chaves para obter sucesso e sorrisos numa sala de aula do 1º ano. Esta relação interativa começa logo no primeiro dia de aulas, na receção aos alunos e Encarregados de Educação, levando-os a integrar a plataforma ClassDojo. A partir desse momento, estaremos todos ligados e partilharemos tudo o que acontece na sala de aula.

As primeiras leituras e os primeiros cálculos deveram ser abordados de forma variada, permitindo aos alunos um entendimento natural, evitando métodos repetitivos e enfadonhos que acabam por distanciar o interesse, por parte dos alunos, no processo de aprendizagem. A utilização de aplicações para dispositivos móveis proporcionará essa variedade, das quais destaco: “Rei da Matemática”, “Math”, “Math Fight”, “MyScript Calculator”, “Khan Academy”, “Bitsboard”. Para fomentar o processo criativo destaco a aplicação “Toontastic” para a criação de histórias. Estas aplicações são excelentes ferramentas para utilizar em contexto de sala de aula, permitindo um trabalho autónomo, individual ou em grupo, por parte dos alunos, na resolução dos diferentes desafios que cada aplicação irá proporcionar.

Considero o “Plickers” outro recurso interativo motivador, e facilitador na obtenção de dados em tempo real utilizando uns cartões com códigos semelhantes aos QR. Esta aplicação poderá servir para realizar uma avaliação formativa, recolher dados para explorar/criar gráficos, realizar votações em assembleias de turma. Sendo uma plataforma editável poderá ser adaptada a qualquer nível de ensino.

Esta comunicação visa partilhar ferramentas digitais que fomentam Variedade, Interatividade e Criatividade (VIC) em sala de aula!

* VIC – Variedade, Interatividade e Criatividade

REFERÊNCIAS

https://www.classdojo.com

http://bitsboard.com

https://www.plickers.com

https://pt-pt.khanacademy.org