As TIC e o ensino a distância …


AS TIC E O ENSINO A DISTÂNCIA DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS E AUSENTES DA ESCOLA POR UM CURTO PERÍODO DE TEMPO

Isabel Maria da Silva Matos Azevedo
matosazevedoisabel@gmail.com
Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes

A hospitalização da criança é uma experiência que leva à mudança de rotinas diárias,

isolando-a e impedindo-a de levar por diante alguns dos seus projetos e convicções. A sua falta de assiduidade, na escola, mesmo por um curto período de tempo, é muito significativa e poderá traduzir-se numa perda de conhecimentos e de autoestima que poderão ser minimizados graças à intervenção conjunta da escola e do hospital através do uso das TIC e do Ensino A Distância.

Considero importante partilhar, neste Encontro de Professores e de Educadores

TIC@Portugal’17, o Trabalho de Projeto realizado com o tema “O Ensino A Distância no Apoio a Alunos em Situação de Internamento com Recurso às TIC: Proposta De Parceria Com Um Hospital”. Porque poderá ser uma resposta imediata dada pela escola/professores a situações de alunos ausentes por motivos de saúde durante um curto período de tempo, até trinta dias, no apoio e continuidade das aprendizagens de crianças em internamento hospitalar, ou recuperação domiciliária.

Reconhecer que a aprendizagem dos alunos em contextos diferentes dos da sala de aula se

torna um desafio assinalável para os professores e que exige, de certa forma, uma mudança no seu paradigma de ensino. Freire (2002, citado por Rodrigues, Júnior e Schlunzen, 2009) afirma que: “o contexto atual submete o professor à busca por novas estratégias metodológicas

para superar o trabalho mecânico existente no cotidiano escolar e reconhecer que ensinar não é transferir informação, mas criar possibilidades para a construção de conhecimentos e sua contextualização em ambientes de aprendizagem.” (p.21)

A finalidade última desta apresentação será partilhar um conjunto de ideias, ferramentas

pedagógicas digitais que possam contribuir de alguma forma para a continuidade das aprendizagens do Aluno.

 

REFERÊNCIAS

Rodrigues, P. A. A., Júnior, K.S & Schlunzen, E. T. M. (2009). Novas ferramentas pedagógicas digitais para auxiliar os professores no processo de ensino aprendizagem. Revista Renote, Novas Tecnologias na Educação. vol.7, nº3.Retirado em 3. novembro de 2013 em http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13597