As ferramentas digitais …

As ferramentas digitais e o desenvolvimento da competência escritora: Como? Que resultados? Que benefícios?

 

Ana Oliveira, Anabela Medeiros e Mário Guedes
anaoliveira@aegileanes.pt; anabelamedeiros@aegileanes.pt; marioguedes@aegileanes.pt
Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos

 

Na atualidade, os media são utilizados de forma recorrente tanto numa vertente lúdica como informativa e de produção de conteúdos. Como tal, em particular, na escola, é importante que os alunos adquiram competências para o seu uso correto e consciente, fazendo com que aqueles se possam constituir como agente motivador e facilitador de aprendizagens.

A fim de permitir aos alunos a concretização das suas aprendizagens de uma forma mais apelativa e motivadora, e o desenvolvimento de competências no âmbito da utilização dos media, contextualizadas pelos referenciais Aprender com a biblioteca escolar e Educação para os media, tem sido dinamizado, no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, um conjunto de atividades com recurso a algumas ferramentas digitais (Wikijornal e Wix), numa articulação entre o professor de português/titular de turma e o professor bibliotecário.

O projeto, implementado nas turmas do primeiro ciclo da Escola Básica de Odiáxere e com várias turmas de terceiro ciclo da Escola Básica das Naus, desenvolve-se desde 2014/2015. Linhas gerais, no primeiro ciclo, os alunos constroem textos de tipologia e temática diversas que, após correção e aperfeiçoamento, são introduzidos na plataforma digital, acompanhados de fotos ou imagens alusivas; uma vez feita a sua correção, são publicados e difundidos através da promoção do jornal digital. No que respeita ao terceiro ciclo, a tipologia textual utilizada é parte integrante do programa da disciplina de português (textos dos media, texto expositivo, argumentativo, de opinião) e a temática subjacente aos textos é de índole variada; nomeadamente em articulação com projetos europeus em desenvolvimento no agrupamento (eTwinning, Erasmus+).

Globalmente, verifica-se um gradual aumento no interesse e iniciativa relativamente à produção voluntária de textos, por parte dos alunos, bem como o consequente desenvolvimento das suas competências sociais, comunicativas e, em particular, escritora.

PRODUTOS:

http://www.wikijornal.com/oembargo
http://www.wikijornal.com/textosdeopiniao
http://www.wikijornal.com/asgralhas
http://nausinforma.wixsite.com/oitavoano

 

REFERÊNCIAS

Pereira, S., et al (2014). Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar; o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.

Conde, E., et al (2012). Aprender com a biblioteca escolar. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares.