A internet como ferramenta …

A internet como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da cultura e da literatura portuguesas

 

Maria José Silvestre

mariajosesg.silvestre@gmail.com
Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Univ. de Évora
Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora

Segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1985), uma das condições para uma aprendizagem bem-sucedida é a organização dos conteúdos de uma forma lógica e equilibrada, por temas, dispondo de pontos de relação claros, por forma a que o aprendente consiga ancorar o novo conhecimento num outro conhecimento, anterior e que já domina, criando, assim, mecanismos individuais de ampliação do conhecimento. Outra das condições sine qua non para uma aprendizagem efetiva consiste na atitude favorável do aprendente, ou seja, a existência de motivação intrínseca que lhe permita envolver-se ativamente no processo de aprendizagem.

Seguindo de perto a proposta metodológica de Fernández López (2003) – que propõe como etapas na construção de uma unidade didática a motivação, a descoberta da novidade, a pesquisa e atenção seletiva, a retenção e recuperação, a conceptualização, a aplicação e a avaliação –, defendemos que o recurso à internet na sala de aula de Português pode constituir uma mais-valia, do ponto de vista pedagógico-didático, no ensino e aprendizagem de conteúdos linguísticos, literários e culturais, cujo forte potencial motivador os professores podem e devem aproveitar.

Partindo da questão inicial Como pode o professor de Português potenciar o uso da internet, colocando-a ao serviço do alargamento da bagagem lexical e cultural dos alunos?, pretendemos exemplificar como o contacto com documentos autênticos web permite o desenvolvimento de competências várias: compreensão do oral, expressão oral, expressão escrita e leitura. Para tal, estabelecemos como objetivos do estudo: i) apresentar os dados de uma revisão de literatura sobre as potencialidades do recurso às tecnologias digitais em contexto de sala de aula; (ii) aprofundar o conhecimento em didática da Língua e da Literatura Portuguesas; e (iii) discutir estratégias para o ensino com recurso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

O estudo parte de uma revisão de literatura atualizada sobre as potencialidades do recurso a tecnologias digitais em contexto de sala de aula (nomeadamente como fator de motivação e melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem), apresentando alguns exemplos de documentos web autênticos potenciadores do desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências da esfera escolar.

 

REFERÊNCIAS

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