Vera Maria Piçarra Daniel
Vera-m-p-daniel@hotmail.com
Agrupamento de Escolas de Montenegro, Faro
Objetivos para utilização das TIC
O incremento de utilização das TIC no contexto das minhas aulas prenderam-se com meu gosto pessoal sobre este tipo de recurso e com a necessidade de motivar os meus alunos, criando neles o sentimento de que não só aprendiam Física e Química, mas também que desenvolviam um trabalho em sala de aula que se aproximava mais do conceito que eles próprios têm daquilo que se faz noutros países da Europa e do resto do mundo.
Por outro lado, a especificidade de alguns conceitos lecionados no 3º ciclo não permite a vertente laboratorial associada a esta disciplina sobretudo por não haver equipamento disponível nas escolas em virtude do seu custo elevado.
Contexto educativo
As boas práticas a relatar aplicaram-se a turmas de 7º e 8º ano de escolaridade. Umas vezes em aulas desdobradas por turnos e outras em aulas com todos os alunos presentes.
Processo desenvolvido
Aos alunos destas turmas foi-lhes pedido que, em aulas específicas, trouxessem um smartphone ou um tablet para que pudessem trabalhar, de forma individual ou em grupo, aspetos como os que se listam a seguir:
7.º ano de escolaridade |
8.º ano de escolaridade |
– Movimentos da Terra
Simulador das estações do ano |
– Som
App “Osciloscópio virtual” Simulador “Sintetizador e osciloscópio” |
– Técnicas de separação de misturas
Visionamento de vídeos do YouTube |
– Luz
Visionamento de filmes do YouTube App para cálculo da miopia |
Resultados
Como resultados, embora não mensuráveis de forma objetiva, saliento:
– Aumento do interesse dos alunos por aspetos relacionados com a tecnologia (especialmente no 8.º ano);
– Satisfação dos alunos por aprenderem mais com menos esforço;
– Melhoria dos resultados;
– Ausência de casos de incumprimento/indisciplina relacionados com telemóveis.