Aprender de forma inovadora com a web 2.0
Ana Marta Farrajota
Isilda Correia Gonçalves
Sílvia Barrocal
ana.farrajota@gmail.com; correia.isilda@agrupamentocabanita.edu.pt; silviabarrocal@gmail.com
Rede de Bibliotecas Escolares
Entre as novas formas de aprendizagem potenciadas pela tecnologia, a utilização de dispositivos móveis e de ferramentas digitais tem sido a que tem revelado maiores potencialidades e aquela que diferentes estudos apontam como a que maior impacto poderá ter na educação, tendo em vista a sua adaptação aos desafios do século XXI.
Em 2014, a UNESCO publicou as suas «Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel», documento que começa por enunciar um conjunto de vantagens dos dispositivos móveis na educação, entre as quais se destacam a possibilidade de expandir o alcance e a equidade da educação, facilitar a aprendizagem individualizada, fornecer retorno e avaliação imediatos, permitir a aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar, apoiar a aprendizagem fora da sala de aula, assegurar o uso produtivo do tempo em sala de aula, auxiliar alunos com deficiências e criar uma ponte entre a aprendizagem formal e a não formal. Relativamente às diretrizes, a UNESCO preconiza a necessidade de formar professores sobre como fazer avançar a aprendizagem por meio destas novas tecnologias. Este workshop visa, pois, dotar os participantes de um conjunto de estratégias e uso de ferramentas que lhes permitam tirar partido da utilização das novas tecnologias. Será dado destaque às ferramentas Plickers e Educaplay.
REFERÊNCIAS
UNESCO (2014). Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. [Em linha]. Retirado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf