As TIC e o modelo do MEM no processo de ensino aprendizagem: promovendo sinergias para o sucesso dos alunos
Fernanda Lamy
fernanda.lamy@gmail.com
Agrupamento de Escolas Albufeira Poente
si·ner·gi·a
(grego sunergía, -as, cooperação)
substantivo feminino
- Ato ou esforço simultâneo de diversos órgãos ou músculos.
- Ato ou esforço coletivo. = COOPERAÇÃO
“sinergia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/sinergia [consultado em 11-06-2017].
Com esta comunicação pretende-se partilhar o trabalho desenvolvido com quatro turmas de 12.º ano do Ensino Secundário na disciplina de Português, no qual se procurou combinar o modelo de ensino aprendizagem do Movimento da Escola Moderna com as TIC, de modo a promover aprendizagens dos alunos com mais qualidade.
Num ano crucial para o seu futuro, na medida em que realizarão exames nacionais determinantes para a entrada no Ensino Superior, a pressão colocada sobre os alunos e, sobretudo, sobre os professores, é bastante considerável, o que poderá condicionar a atuação destes na organização do desenvolvimento curricular, de modo a “dar o programa” (enfoque em eles, os professores, “darem”) e “preparar os alunos para o exame” (enfase em eles, os professores, “prepararem”).
As opções metodológicas efetuadas procuraram, então, contrariar a ainda existente (infelizmente) assunção do professor como a figura determinante do processo de ensino aprendizagem e salientar que existe um percurso alternativo ao ensino tradicional (sobretudo no trabalho por projetos), com resultados francamente positivos e que foram potenciados pelo recurso às TIC. Pretendeu-se, assim, responder a objetivos curriculares da disciplina e providenciar aos alunos um conjunto de mais-valias úteis para o seu futuro, quer continuem na vida académica quer ingressem na vida ativa.