Teresa Calçada
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Professora de Filosofia do ensino secundário, entre 1973 e 1981. Técnica do Instituto Português do Livro, Ministério da Cultura, desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura.
Membro do grupo de trabalho que, em 1986, definiu as bases de uma política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nessa qualidade, foi responsável pela execução das políticas desenvolvidas no âmbito da rede de leitura pública. Membro do grupo de trabalho interministerial que, em 1996, definiu as bases, os princípios orientadores e as linhas de ação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares.
Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), desde 1997 até 2013. Nessa qualidade, desempenhou funções executivas no primeiro programa nacional de política pública de bibliotecas escolares, criado com o objetivo de instalar bibliotecas em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia, capazes de disponibilizar aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, com um papel central na formação de leitores, na aquisição de competências nas múltiplas literacias, no desenvolvimento pessoal e social, no conhecimento e na cidadania.
Participação na conceção e produção das linhas orientadoras do Plano Nacional de Leitura (PNL), entre 2006 e 2013, enquanto membro da Comissão Interministerial de Apoio à Execução do PNL, em representação do Ministério da Educação.
Representante de Portugal, no âmbito do CERLALC (Centro Regional para o Fomento do Livro, na América Latina e Caribe), no projeto «Red Iberamericana de Responsables de Políticas y Planes Nacionales de Lectura — Redplanes».
Coordenadora de um grupo de investigação na área da promoção da literacia digital dos jovens, designado Projeto MILD (Manual de Instruções para a Literacia Digital), apoiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, a decorrer entre 2015 e 2017. Coautora dos livros Ler para ser. Os caminhos antes, durante e depois de aprender a ler, org. Fernanda Leopoldina, Iolanda Ribeiro e Adriana Baptista, e 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal — Volume II — Conhecimento, atores e recursos, org. Maria de Lurdes Rodrigues.
Autora de artigos publicados em revistas da especialidade. Participação regular em encontros e conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito da leitura e das bibliotecas.