O Scratch e a disciplina de Estudo do Meio no 1.º Ciclo – uma simbiose possível
Vítor Nobre e Fernanda Filipe
vmnobre@aeprosa.pt; ffsilva@aeprosa.pt
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa
A comunicação que apresentamos neste encontro corresponde a uma atividade que foi desenvolvida numa turma do 3.º ano, no âmbito do Projeto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Na realização da atividade foram utilizados os computadores portáteis Magalhães e o programa Scratch. Os alunos começaram por ter uma noção sobre algoritmos e a sua importância na programação de computadores e na criação de programas informáticos. De seguida passou-se à exploração do programa Scratch e das suas várias potencialidades, nomeadamente na criação de animações e pequenos jogos, usando programação por blocos. Depois de dominarem o programa, aplicaram os conhecimentos adquiridos na disciplina de Estudo do Meio e programaram um jogo de ligação de palavras aos respetivos órgãos dos diferentes sistemas do corpo humano.
A turma foi dividida em grupos de 2 alunos, sendo atribuído a cada grupo um sistema do corpo humano para trabalharem. Para além de utilizarem os conhecimentos programáticos, utilizaram o PowerPoint para escreverem e guardarem as palavras como imagens. Utilizaram ainda o editor de imagens Paint para recortar e trabalhar as imagens. O objetivo foi que os alunos, para além do contacto próximo com os computadores (o que para alguns constituiu a 1ª experiencia), pudessem conhecer alguns dos programas mais usados em informática e as suas potencialidades.
O código-base utilizado no jogo foi fornecido pelo professor, tendo cada grupo seguido basicamente esse código, com pequenas alterações, criando sim jogos diferentes, a nível gráfico e visual.