ONDE O TEJO SE FAZ AO MAR- UM ECOSSISTEMA PERTO DE NÓS!

Conceição Grancho, Rita Arantes e Ricardo Maurício

conceicao.grancho@aetrafaria.pt; rita.arantes@aetrafaria.pt; ricardo.mauricio@aetrafaria.pt

Agrupamento de Escolas da Trafaria

 

Neste ano letivo o Agrupamento de Escolas da Trafaria participou no projeto Teachers Try Science, abrangendo três turmas sendo uma turma de Educação Pré-Escolar, uma de 1.º ciclo e uma do 2.º ciclo, onde cerca de 70 alunos foram dinamizadores do projeto com os responsáveis, a educadora Conceição Grancho do grupo 100, a professora Rita Arantes grupo 110 e o professor Ricardo Maurício grupo 230. O projeto ”Onde o Tejo se faz ao mar” – Um ecossistema perto de nós”, surgiu de um convite feito pela IBM em parceria com a DGE “Teachers Try Science” e a EDUCOM para que professores e alunos sejam promotores do Ensino Experimental das Ciências.

Durante o seu desenvolvimento pretendeu-se promover uma perspetiva multidisciplinar, não só nas diferentes áreas do currículo do respetivo ciclo, mas também na articulação entre os alunos dos diferentes ciclos. Também a importância da metodologia de projeto onde as crianças partilham os saberes que já possuem e questionam de acordo com a sua curiosidade, a planificação e o lançamento do trabalho; onde as crianças começam a ganhar noção do fio condutor que têm que seguir, tornando-se essencial definir o que querem saber, onde vão procurar, que recursos possuem, e como se vão organizar, sabendo quem faz o quê. Neste ponto os professores observam e orientam, aconselham e registam. Na terceira fase, a execução do trabalho, as crianças adquirem informação à medida que colaboram com as outras crianças e com os adultos com a mesma finalidade de interesses. Na quarta fase, da avaliação e divulgação, as crianças refletem sobre todo o processo, analisando o que acham que correu bem, o que necessitam melhorar, o que consideram que aprenderam e no que ainda continuam a ter curiosidades.

Os alunos trabalharam em parceria usando diferentes instrumentos de comunicação com os seus colegas em visitas de estudo e/ou em atividades realizadas na sala de aula que resultaram em trabalhos de pesquisa/ investigação, resultando num trabalho colaborativo em articulação entre os alunos, professores, assistentes operacionais e comunidade educativa.

Atendendo aos objetivos deste projeto, e desta forma essencialmente ao trabalho de articulação e colaborativo entre ciclos, dentro da área das TIC, usámos os computadores, tabletes, lupas digitais, máquinas fotográficas, smartphones….

Assim, para o item da informação, os alunos realizaram pesquisas online e offline, selecionaram e trataram informação; no item da produção, reconheceram e trabalharam com diferentes ferramentas digitais de acesso à informação (dicionários, enciclopédias,…) e elaboraram trabalhos utilizando o software: Word, PowerPoint, Popplet, Paint, PhotoStory, Prezi, WMP onde expressaram as suas ideias, conhecimentos e sentimentos; no item da comunicação entre turmas e com a comunidade utilizaram o correio eletrónico, Padlet, Popplet, blogue, Project Noah e Whatsapp.

 

REFERÊNCIAS

 

Orientações Curriculares da Educação pré-escolar, (2016). Lisboa: MEC.

Metas de Aprendizagem, (2015). Lisboa: MEC.

Moderna, Escola (2014). Revista do Movimento da Escola Moderna, nº 2 6.ª série.

Prado, M. (2003). Pedagogia de Projetos; Fundamentos e Implicações. Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias, setembro de 2003.