Sala de Aula Invertida:
Utilização em Diferentes Contextos Educativos
Maria Manuela Jacinto do Rosário Lúcio
maria.manuela.lucio@gmail.com
Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira (Olhão)
A metodologia de Sala de Aula Invertida tem revelado uma grande diversidade de utilizações em diferentes contextos educativos. No presente trabalho partilham-se experiências desenvolvidas com alunos do 3º CEB, seguindo o Plano Curricular definido para o seu Ano de Escolaridade ou Outras Ofertas Educativas. As experiências que se apresentam foram desenvolvidas com alunos que frequentam a Escola EB 2,3 Professor Paula Nogueira, no âmbito de aulas de História (7º e 9º Ano), Gestão do Comportamento e Psicologia (Curso de Educação e Formação de Serviços Domésticos – Apoio à Família e à Comunidade).
No âmbito da disciplina de História (7º e 9º Ano), os alunos foram desafiados a utilizar o próprio telemóvel em pesquisas para trabalhos. Não estando muito familiarizados com esta utilização do telemóvel, após alguma surpresa e dificuldades iniciais, os alunos realizaram as suas pesquisas, com o apoio da docente, para posterior apresentação de trabalhos na aula em suporte digital (maioritariamente em PowerPoint ou Google Apresentações). Esta metodologia revelou-se motivadora, exequível, prática e com bons resultados de aprendizagem.
No que respeita ao trabalho desenvolvido em Gestão do Comportamento e Psicologia, este princípio foi utilizado no âmbito de trabalhos seguindo a metodologia de projeto, na definição de conceito do trabalho a realizar e na sua concretização, o qual permitiu o desenvolvimento da autonomia, da aprendizagem colaborativa, de competências digitais (MovieMaker e ferramentas de pesquisa) e sociabilidade. Inicialmente, revelaram igualmente alguma surpresa e dificuldade em perspetivar a utilização destes dispositivos como ferramentas de aprendizagem, ultrapassadas algum tempo depois.
Nas experiências de aprendizagem apresentadas esta metodologia revelou-se prática, eficaz, promoveu desenvolver conhecimentos, capacidades, aprendizagem colaborativa, concretização de projetos, autonomia e sociabilidade, entre outros elementos identificativos de um aluno do Séc. XXI.