SCRATCH E KODU: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 1.º CICLO
Paula Almeida e Cristina Pontes
paula_almeida@silvessul.com; mcristina_pontes@silvessul.com
Agrupamento de Escolas Silves Sul, Armação de Pêra
No âmbito do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico recorremos às ferramentas educacionais Scratch e Kodu Game Lab. Este projeto-piloto foi implementado em 16 turmas, constituídas por alunos dos 7 aos 10 anos, do 3.º e 4.º anos de escolaridade, durante uma hora semanal, no Agrupamento de Escolas Silves Sul.
O Scratch e o Kodu são ambientes de programação visual, que permitem criar histórias interativas, jogos e animações. Mas, conjuntamente, também permitem desenvolver certas competências, como, o pensamento lógico, o sentido crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
Os alunos iniciam as atividades com propostas e depois avançam para temas propostos. Esses temas propostos são articulados com a professora titular de turma e algumas vezes direcionadas para a família (como jogos e vídeos relacionados com épocas festivas).
A adaptação destes alunos foi muito gratificante para todos os professores envolvidos.
REFERÊNCIAS
Jesus, C., Vasconcelos, J. e Lima, R. (2016). Scratch e Kodu. 1.ª edição, FCA. Lisboa.
http://www.erte.dge.mec.pt/iniciacao-programacao-no-1o-ciclo-do-ensino-basico