Programa Completo

Programa comum partilhado por videoconferência:

MANHÃ (das 9.30 às 12.30) E FINAL DE TARDE (das 17.30 às 19.00) EM VIDEOCONFERÊNCIA MULTIPONTO

         9.30 Sessão de Abertura
  • Presidente da Educom; Subdirector da FCT-UNL; Diretor da Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação e Ciência (a partir do Monte da Caparica);
  • Vice-presidente da Educom; Diretora da Escola Secundária Tomás Cabreira; Diretor do Centro de Formação Ria Formosa (a partir de Faro);
  • Centros de Competência TIC associados à iniciativa: Diretores dos Centros de Competência (a partir dos diversos Centros).
10.00 Conferência: “Mainstreaming ICT – enabled learning innovation in Europe: Challenges and opportunities”

Yves Punie, Senior scientist no Institute for Prospective Technological Studies (IPTS) – European Commission Joint Research Centre (JRC) (http://ipts.jrc.ec.europa.eu), Sevilha (a partir de Faro)

 11.00 Intervalo (Coffee break)
11.30 Painel: “A utilização de dispositivos móveis nas escolas e na sala de aula”
  • “Flipped Classroom” (sala de aula invertida) – Luís Valente (CC TIC UMinho) (a partir de Braga);
  • Dispositivos móveis numa sala de aula do 1.º Ciclo – Sofia Cristo (Professora do 1.º Ciclo no Colégio Fonte Velha – projeto Creative Classrooms Lab)(a partir do Monte da Caparica);
  • Creative Classrooms Lab – Fernando Franco (ERTE/DGE) e João Carlos Sousa, (Escola Sec. Santa Maria) (a partir do Monte da Caparica);
  • EduLabs – apresentação de alguns exemplos de projetos de escolas (E-Xample, LeYa e EDUCOM) (a partir do Monte da Caparica e de Faro).

Moderadora: Maria João Horta (Educom)

12.30 Almoço livre
14.00 Partilha de Boas Práticas (varia consoante o local, consulte os respectivos programas)
15.00 Workshops (varia consoante o local, consulte os respectivos programas)
17.00 Intervalo (Coffee break)
        17.30 Mesa Redonda: “As tecnologias na sala de aula: perspetivas para um futuro próximo”

Moderador: João Correia de Freitas (Educom)

        18.30 Sessão de Encerramento (EM VIDEOCONFERÊNCIA MULTIPONTO com os Centro de Competência)
  • Educom: João Correia de Freitas (FCT/UNL; Educom) (a partir do Monte da Caparica);
  • Centros de Competência TIC Associados ao evento: Diretores dos Centros de Competência (a partir dos diversos Centros);
  • Educom: Maria João Horta (Educom) (a partir de Faro).
        19.00 Encerramento

 

Partilha de Boas Práticas em Faro

Sala 211  “TRIUNFO”: Um jogo de tabuleiro com robôs (primeiro autor: Bruna Carmo); A plataforma online “Oficina de Matemática” (Bruna Carmo e Nísia Gomes); Windows Multipoint Server em contextos educativos (Carla Assis); Sala de aula colaborativa (David Costa).

Sala 212 –  Prezi e Moodle: Contributos/dinâmicas em contextos educativos (Cátia Monteiro);  O Moodle como estratégia de comunicação (João Carlos Rocha Catarino); Literacia fílmica – primeiros passos (Elisete Duarte dos Santos).

Sala 217 –  Construção de um site e recursos para o quadro interativo (Luís Amaral); Utilização das TIC na aprendizagem significativa e humanista da história: O caso da 1ª Guerra Mundial (Maria Manuela Lúcio); School radio 4 learning (Ruth Gomes e Assunção Furtado);  As TIC no Ensino da História (Nélia Pereira).

Sala 218 – O eTwinning e o trabalho colaborativo entre escolas europeias (Isabel Monteiro); Yearbook e a realidade aumentada (Hélia Covas, Miguel Rocha e Cidália Bicho); A realidade aumentada em contexto educativo e inclusivo (Fernando Machado).

Partilha de Boas Práticas no Monte da Caparica

Auditório 1A – Let’s animate! Criatividade e inclusão num projeto eTwinning (Betina Santos, Sónia Bártolo e Susana Tavares); A utilização da plataforma 20 Escola Digital enquanto ferramenta de diferenciação pedagógica (Olívia Nascimento); Gestão de sala de aula e avaliação das aprendizagens através do Mythware E-learning Class (João Azevedo e Sandra Gonçalves); A importância das histórias digitais no desenvolvimento da leitura de alunos com Necessidades Educativas Especiais (Célia Dionísio, João Azevedo); O blogue de turma – uma ‘janela’ para a prática de sala de aula (Margarida Belchior).

Auditório 1B – Uma avaliação zoom de red em manual multimédia… … para uma pedagogia multimédia (Dulce Franco e Esmeralda Santo); As tecnologias de informação e comunicação no Projeto eTwinning “Animals around us” aplicado no 2º ciclo (Primeiro autor: Egídia Azevedo); As TIC na divulgação e preservação do património geológico e paleontológico (Anabela Ramos e Emília Silva); Aplicações digitais no ensino da gravura, em Oficina de Artes (Manuel Moreira); 6 Passos com TIC para @prender (Maria Helena Felizardo).

Sala 1.1 –  Tecnologias 3D nas TIC: Projeto 3D Alpha (Artur Manuel Coelho); TIG na BE: Tecnologias de informação geográfica na biblioteca escolar (Sandra Mendes); Usar as TIC para aprender a pensar: Será isto uma boa prática? (Simão Elias Lomba); Uma experiência integrada entre TIC e português (Elsa Estrela e Luís Dentinho).

Sala 1.16 – Que farei com este tablet? (Gonçalo Simões); Em bibliotecas escolares de Sintra, tablets ajudam a aprender (Isabel Mendinhos); “Do meu sofá verde vejo a escola”: Impactos da TeleAula num projeto de vida (David Varela, Rui Fernandes e Susana Tavares);  News report from 2064″: Língua inglesa com recurso ao iPad (Sílvia Couvaneiro e Neuza Pedro).

Sala 1.17 – Projeto ITEC: Um exemplo inovador da integração de tecnologias no currículo (Maria Dulce Pinto); Ser empreendedor. Como? (Maria Teresa Moura); E-lab: Implementação de um curso online para alunos do ensino secundário (Sérgio Leal e João Paulo Leal); Vodcasts como estratégia de aprendizagem: Uma experiência com alunos de Ciências Naturais (8ºano) e Geologia (12º ano) (Maria Elvira Monteiro); Ferramentas de comunicação multilateral (António Manuel Marques Silva).

Partilha de Boas Práticas em Aveiro

Projeto AGIRE (Lúcia Pombo e Vânia Carlos); Geocaching no parque Infante D. Pedro (Primeiro autor: Lúcia Pombo); Seguranet – Visão das preocupações dos adultos em relação às questões de segurança na Internet (Maria José Loureiro e Lúcia Pombo);  Webmat – Materiais manipuláveis (Pedro Costa); Análise Digital de Vídeo: Do fenómeno à sua representação (Álvaro Folhas); Simuladores, Laboratórios Virtuais e Telescópios Robóticos (Álvaro Folhas); Comunidade de Aprendizagem de Utilização de Quadros Interativos – Diagnóstico e Intervenção: Um estudo de caso no Agrupamento de Escolas de Castro Daire (Maribel Miranda e Paulo Carvalho); CoP “@rrobas de saber” – Construção Colaborativa para uma Prática Inovadora (Maribel Miranda e Maria Salomé Pereira).

Partilha de Boas Práticas em Setúbal

As redes Sociais – uma nova forma de ver a escola (João Grácio e Rosário Rodrigues); Programa Escolhas – 10 anos de Inclusão Digital (Paulo Vieira); Escrita e Programação: um estímulo à criatividade (Paulo Torcato, Robin Vassantlal, Nuno Torcato e Nuno Burnay); TIC nos PES (Vânia Ramos e Rute Carvalho); Podcast no 1.º Ciclo do Ensino Básico: O Concurso Conta-nos uma História (Milena Jorge); Sala de aula do futuro: Uma realidade em Setúbal (Carlos Cunha);SCIENTIX (Carlos Cunha).

Workshops em Faro
  • WS1
 – 
As 
TIC 
nas 
aulas
 de
 Ciências 

(João
 Correia 
de 
Freitas
 ‐ 
em
 videoconferência 
a 
partir
 do
 Monte 
da 
Caparica)
  • WS2
 – 
eTwinning 
(Isabel
Monteiro)
  • WS3
 –
 
Ambientes
 computacionais
 baseados 
no 
Scratch 
(Fernando
 Mendonça)
  • WS4
 –
 Robótica
 educativa
 em 
situações
 de
 NEEs
 (Cristina 
Conchinha)
  • WS5
 – 
Os 
quadros 
interativos 
como
 ferramentas 
de 
apoio 
ao
 trabalho 
na 
sala 
de 
aula 
do 
1.º Ciclo 
(Esmeralda 
Oliveira)
  • WS6
 – 
As 
TIC 
na 
Biblioteca 
Escolar
(RBE): 
“Há 
vida 
para 
além 
do 
facebook” 
(Florinda 
Almeida)
  • WS7
 –
 O
 EDMODO
 (o
 “facebook” 
para 
as 
escolas) 
como 
espaço 
de 
trabalho 
entre 
alunos 
e
 professores 
(Carlos 
Machado
 Nunes)
Workshops no Monte da Caparica
Workshops em Aveiro
  • Avaliação de aprendizagem com recurso as ferramentas google (Rita Gonçalves)
  • Workshop sobre os Flashcards (Filipe Cálix)
  • SAPO Campus: partilha e gamification em contexto educativo (Carlos Santos, Luís Pedro e João Pina)
  • ArguQuest: Uma plataforma para o desenvolvimento das competências de argumentação e questionamento (Maria José Loureiro)
Workshops em Santarém
  • eTwinning integrado no currículo (Miguela Fernandes)
  • Propostas de atividades com ​​tecnologias para professores (Cidália Marques e Fernando Costa)
Workshops em Setúbal
  • Ws1. Ambiente de programação Scratch: Imaginar, Programar, Aprender! (Fernando Federico e Isabel Campeão)
  • Ws2. Robótica (Paulo Torcato)
  • Ws3. Arduino: Arduino e companhia (Luís Dourado e Mário Afonso)
  • Ws4. Audacity Uma Ferramenta para criar Podcasts (Milena Jorge e João Torres)

Programa em PDF de acordo com os locais de realização:

Programa em Faro

Programa no Monte da Caparica

Programa em Braga

Programa em Aveiro

Programa em Santarém

Programa em Setúbal

Programa em Évora