Menu Fechar

C11 – Prática Simulada – Oportunidades e Desafios

C11 – Prática Simulada – Oportunidades e Desafios

 Fátima Pais; Elisabete dos Inocentes

elisabete.inocentes@essl.pt

Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

 

Os alunos dos cursos profissionais, com dupla certificação – académica e profissional, realizam formação em contexto de trabalho (FCT). No caso dos cursos de informática, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), a formação em empresas, num total de 600 horas é  distribuída pelos 11.º e 12.º anos. Este ano letivo, em pleno estado de emergência, tal não foi possível para muitos alunos. Assim recorreu-se a práticas simuladas, previstas na legislação para casos especiais. E foi assim que 3 alunos de cursos e anos diferentes se encontraram pela primeira vez em espaço digital. Acresce ainda que estes alunos, apesar de frequentarem a mesma escola não se conheciam.

Unindo esforços, os diretores de curso, fizeram contas de somar e de dividir para juntar alunos e dividir projetos de forma a proporcionar a todos uma prática situada ao nível das exigências do mercado de trabalho. Como é prática no AESL, decidiu-se capitalizar o trabalho desenvolvido fundindo os projetos (SiteStar7 e Erasmus+) com a Prática Simulada criando um website para o projeto “Social Inequality in Europe”. Desta forma o trabalho desenvolvido teria um carácter tangível, seria útil e significativo.

A diversidade de proveniências e de competências, que inicialmente os assustou e os fez sair das suas zonas de conforto, contribuiu com diferentes perspetivas e  permitiu que os alunos se complementassem e reconhecessem em si a significância da desigualdade a que tentavam dar visibilidade digital.

Projeto em parceria com Biblioteca Escolar.