Menu Fechar

C16 – Digital Storytelling

C16 – Digital Storytelling sobre a minha escola

 Cristina Alves; Marco Bento

cristinaalves@aecastelomaia.pt

Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia; CIEd Universidade do Minho

 

A minha turma (2.º ano do 1.º CEB do AE Castêlo da Maia) está inserida no Projeto SUPERTABi Maia, que visa a transformação pedagógica com novos cenários pedagógicos. Incluída na dinâmica de Digital Storytelling e para os alunos escreverem um texto descritivo sobre o espaço da sua escola, propus-lhes a atividade intitulada “A minha Escola”.

Num primeiro momento, os alunos percorreram, autonomamente, os vários espaços da escola e com o tablet tiraram fotos segundo os critérios desenhados (nomeadamente a proteção de dados).

Depois a intenção foi escrever um texto descritivo de apresentação da escola, ou seja, o guião. De seguida fez-se a planificação do storyboard, no qual sistematizaram a ideia e iniciaram a compilação da narrativa digital, juntando o áudio, texto e fotos.

Deste modo, seguimos o processo de digital storytelling que fomos aprendendo a trabalhar durante a formação de professores do Projeto SUPERTABi Maia, colocando os alunos a produzir conteúdos e ao mesmo tempo a trabalharem as competências de literacia e as denominadas soft skills.

Assim, seguimos 8 passos na construção da narrativa digital sobre a escola (saber mais em https://padlet.com/castelomaiacristinalves/sb22fl768cmn)

O facto dos alunos terem gerido o seu ritmo de aprendizagem, controlando-o, fez com que estivessem envolvidos e a trabalhar competências de aprendizagem sem que o notassem, melhorando a sua produção escrita e oral. Verificamos uma melhoria significativa da autonomia.

 

REFERÊNCIAS:

 

Attewell, J. & Savill-Smith, C. (2014). (ed.) Learning with mobile devices: research and development. London: Learning and Skills Development Agency.

Kress, G. & Van Leuwwen, T. (2001). Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. New York: Oxford University Press.

Kukulska-Hulme, A. (2012). Mobile Usability in Educational contexts: What have we learnt?  International  Review  of  Research  in  Open  and  Distance  Learning,  8(2). http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/356