Menu Fechar

C5 – EST@MOS ON! A Biblioteca a …

C5 – EST@MOS ON! A Biblioteca a um clique de distância!

Liliana Manuela Cruz Melo

lmcmelo@gmail.com

Agrupamento de Escolas de Seia

 

Num período tão atípico, no qual todos estivemos envolvidos e continuamos a estar, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas, de imediato, preocuparam-se em afirmar o seu papel no contexto do E@D, como parceira virtual.

Criámos uma biblioteca digital, na Moodle do Agrupamento, na qual se encontram alojados um conjunto de materiais de apoio para os diferentes ciclos, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, no âmbito das literacias da leitura, da informação e digital. Continuámos a estar ON e não OFF.

Criámos parcerias digitais com diferentes disciplinas e níveis de ensino. Demos continuidade aos projetos a que estávamos associados. Um desses é o projeto “Ler+ para @prender”, que tem dois grandes objetivos,  desenvolver as literacias essenciais à aprendizagem e à formação dos alunos na sociedade do conhecimento e associar a leitura ao uso das ferramentas digitais, destinado aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos.

Um conjunto de livros foram trabalhadas com os alunos no E@D.

Ao contar das histórias estavam associados desafios para os alunos, recorrendo a ferramentas digitais. Para a compreensão leitora, utilizámos o kahoot e quizz criado no Educaplay , mas também a escrita, através de sopa de letras e palavras cruzadas, recorrendo à ferramenta Learningapps  e ao Voki. Estas atividades estavam alojados à disciplina BE da plataforma Classroom.

 

 

REFERÊNCIAS:

https://www.rbe.mec.pt/np4/home