MONTE DE CAPARICA (Livro de resumos das comunicações)
Tecnologias 3D nas TIC – Projeto 3D Alpha
Artur Manuel Coelho
Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro
Que farei com este tablet?
Gonçalo Simões
Agrupamento de Escolas dos Olivais – Lisboa
TIG na BE – Tecnologias de Informação Geográfica na Biblioteca Escolar
Sandra Mendes
Escola Básica e Secundária da Bemposta – Portimão
Em bibliotecas escolares de Sintra, tablets ajudam a aprender
Isabel Mendinhos
Instituição: Rede de Bibliotecas Escolares
“Do meu sofá verde vejo a escola”
Impactos da TeleAula num projeto de vida
David Varela a; Rui Fernandes b; Susana Tavares b
a Associação Vem Vencer; b CANTIC
Let’s Animate! Criatividade e inclusão num projeto eTwinning
Betina Santos, Sónia Bártolo, Susana Tavares
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Agrupamento de Escolas de Alcabideche, CANTIC – CRTIC Lisboa/Amadora
6 Passos com TIC para @prender
Maria Helena Felizardo
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Carreira
Usar as TIC para aprender a pensar: Será isto uma boa prática?
Simão Elias Lomba
Agrupamento de Escolas de Caneças
“News report from 2064” – Língua Inglesa com recurso ao iPad
Sílvia Couvaneiro; Neuza Pedro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
As tecnologias de informação e comunicação no Projeto eTwinning “Animals around us” aplicado no 2º ciclo
Egídia Azevedo 1; Micaela Patrício 1; Agnieszka Halicka 2; Urszula Furmańska 2 e Żaneta Misiak 2; Aneta Matúšková 3; Dovile Kazakauskiene 4; Ineta Bērziņa 5; Kristina Vatovec 6; Mariana Rotar 7; Marija Zubec 8; Sinisa Rezek 8; Mirjam Francetič 9; Oliwia Wojtukowicz 10; Theophanis Kapsomanis11
1Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, Portugal
2 Zespół Szkół nr 2, Konstancin-Jeziorna, Polónia
3 Základná škola Milana Rastislava Štefánika Lučenec, Lučenec, Eslováquia
4 Plokščiai school – multifunctional centre, Plokščiai, Lituânia
5 Līgatnes novada vidusskola, Līgatne, Letónia
6 Osnovna sola Pivka, Pivka, Eslovénia
7 Scoala Gimnaziala “Alexandru Ioan Cuza, Baia Mare, Roménia
8 Osnovna škola Žitnjak, Zagreb, Croácia
9 Osnovna sola Pivka, Pivka, Eslovénia
10 Doga Koleji , Izmir, Turquia
1123ο Δημοτικό Σχολείο Θεσσαλονίκης, Θεσσαλονίκη, Grécia
Uma experiência integrada entre TIC e Português
Elsa Estrela; Luís Dentinho
Escola Secundária Jorge Peixinho – Montijo
Projeto ITEC: um exemplo inovador da integração de tecnologias no currículo
Maria Dulce Pinto
Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade
A utilização da plataforma 20 Escola Digital enquanto ferramenta de diferenciação pedagógica
Olívia Nascimento
Agrupamento de Escolas das Olaias
As TIC na divulgação e preservação do património geológico e paleontológico
Anabela Ramos; Emília Silva
Agrupamento de Escolas de Vialonga
Gestão de sala de aula e avaliação das aprendizagens através do Mythware E-learning Class
João Azevedo; Sandra Gonçalves
Agrupamento de Escolas das Olaias
Projeto – Ser empreendedor. Como?
Maria Teresa Moura
Agrupamento de Escolas D.Filipa de Lencastre
e-lab: Implementação de um curso online para alunos do ensino secundário
Sérgio Leal 1,2, João Paulo Leal 2,3
1 Departamento de Química e Bioquímica, FCUL, Lisboa, Portugal
2 Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa, Portugal
3 Unidade de Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas, Instituto Tecnológico Nuclear, Instituto Superior Técnico, Sacavém, Portugal
Vodcasts como estratégia de aprendizagem: Uma experiência com alunos de Ciências Naturais (8ºano) e Geologia (12º ano)
Maria Elvira Monteiro
Agrupamento de Escolas de São João da Talha
Aplicações digitais no ensino da gravura, em Oficina de Artes
Manuel Moreira
Agrupamento Vertical de Escolas Belém-Restelo, na Escola EB 2,3 de Paula Vicente
A importância das histórias digitais no desenvolvimento da leitura de alunos com Necessidades Educativas Especiais
Célia Dionísio; João Azevedo
Agrupamento de Escolas das Olaias
Uma avaliação zoom de RED em manual multimédia…
… para uma pedagogia multimédia
Dulce Franco; Esmeralda Santo
Agrupamento de Escolas da Grande Lisboa
CeIED – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
O blog de turma: uma “janela” para a sala de aula
Margarida Belchior
Agrupamento de Escolas Luís de Camões – Lisboa
FARO (Livro de resumos das comunicações)
A Realidade Aumentada em contexto Educativo e Inclusivo
Fernando Machado
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa
“TRIUNFO”: um jogo de tabuleiro com robôs
Bruna Carmo; Emanuel Afonso; Mário Saleiro; Nísia Gomes
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve
A plataforma online: “Oficina de Matemática”
Bruna Carmo; Nísia Gomes
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Construção de um site e recursos para o Quadro Interativo
Luís Amaral
Agrupamento de Escolas de Saboia – Odemira
Windows Multipoint Server em contextos educativos
Carla Assis
Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira
Utilização das TIC na Aprendizagem Significativa e Humanista da História: O Caso da 1ª Guerra Mundial
Maria Manuela Lúcio
Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira
School Radio 4 Learning
Ruth Gomes; Assunção Furtado
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas
Yearbook e a Realidade Aumentada
Hélia Covas
Colégio Internacional de Vilamoura
Sala de aula colaborativa
David Costa
Agrupamento de escolas de Montenegro/Escola EB de Marchil
O eTwinning e o trabalho colaborativo entre escolas europeias
Isabel Monteiro
Agrupamento Pinheiro e Rosa
Prezi e Moodle: Contributos/dinâmicas em contextos educativos
Cátia Lisete da Silva Monteiro
Agrupamento de Escolas D. Afonso III – Faro
O Moodle como estratégia de comunicação
João Carlos Catarino
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa – Faro
LITERACIA FÍLMICA: Primeiros passos
Elisete Duarte dos Santos
Agrupamento Professor Paula Nogueira – Olhão
AS TIC no ensino da História
Nélia Pereira
Escola E.B. 2,3 D. Afonso III-Faro