Comunicações aceites no Monte de Caparica e em Faro

MONTE DE CAPARICA (Livro de resumos das comunicaçõesnovo


Tecnologias 3D nas TIC – Projeto 3D Alpha

Artur Manuel Coelho
Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

Que farei com este tablet?

Gonçalo Simões
Agrupamento de Escolas dos Olivais – Lisboa

TIG na BE – Tecnologias de Informação Geográfica na Biblioteca Escolar

Sandra Mendes
Escola Básica e Secundária da Bemposta – Portimão

Em bibliotecas escolares de Sintra, tablets ajudam a aprender

Isabel Mendinhos
Instituição: Rede de Bibliotecas Escolares

“Do meu sofá verde vejo a escola”
Impactos da TeleAula num projeto de vida

David Varela a; Rui Fernandes b; Susana Tavares b
a Associação Vem Vencer; b CANTIC

Let’s Animate! Criatividade e inclusão num projeto eTwinning

Betina Santos, Sónia Bártolo, Susana Tavares
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Agrupamento de Escolas de Alcabideche, CANTIC – CRTIC Lisboa/Amadora

6 Passos com TIC para @prender

Maria Helena Felizardo
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Carreira

Usar as TIC para aprender a pensar: Será isto uma boa prática?

Simão Elias Lomba
Agrupamento de Escolas de Caneças

“News report from 2064” – Língua Inglesa com recurso ao iPad

Sílvia Couvaneiro; Neuza Pedro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

As tecnologias de informação e comunicação no Projeto eTwinning “Animals around us” aplicado no 2º ciclo 

Egídia Azevedo 1;  Micaela Patrício 1; Agnieszka Halicka 2;  Urszula Furmańska 2 e Żaneta Misiak 2;  Aneta Matúšková 3; Dovile Kazakauskiene 4; Ineta Bērziņa 5; Kristina Vatovec 6; Mariana Rotar 7; Marija Zubec 8; Sinisa Rezek 8; Mirjam Francetič 9; Oliwia Wojtukowicz 10; Theophanis Kapsomanis11

1Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, Portugal
2 Zespół Szkół nr 2, Konstancin-Jeziorna, Polónia
3 Základná škola Milana Rastislava Štefánika Lučenec, Lučenec, Eslováquia
4 Plokščiai school – multifunctional centre, Plokščiai, Lituânia
5 Līgatnes novada vidusskola, Līgatne, Letónia
6 Osnovna sola Pivka, Pivka, Eslovénia
7 Scoala Gimnaziala “Alexandru Ioan Cuza, Baia Mare, Roménia
8 Osnovna škola Žitnjak, Zagreb, Croácia
9 Osnovna sola Pivka, Pivka, Eslovénia
10 Doga Koleji , Izmir, Turquia
1123ο Δημοτικό Σχολείο Θεσσαλονίκης, Θεσσαλονίκη, Grécia

Uma experiência integrada entre TIC e Português

Elsa Estrela; Luís Dentinho
Escola Secundária Jorge Peixinho  – Montijo

Projeto ITEC: um exemplo inovador da integração de tecnologias no currículo

Maria Dulce Pinto
Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

A utilização da plataforma 20 Escola Digital enquanto ferramenta de diferenciação pedagógica 

Olívia Nascimento
Agrupamento de Escolas das Olaias

As TIC na divulgação e preservação do património geológico e paleontológico

Anabela Ramos; Emília Silva
Agrupamento de Escolas de Vialonga

Gestão de sala de aula e avaliação das aprendizagens através do Mythware E-learning Class 

João Azevedo; Sandra Gonçalves
Agrupamento de Escolas das Olaias

Projeto – Ser empreendedor. Como?

Maria Teresa Moura
Agrupamento de Escolas D.Filipa de Lencastre

e-lab: Implementação de um curso online para alunos do ensino secundário

Sérgio Leal 1,2, João Paulo Leal 2,3

1 Departamento de Química e Bioquímica, FCUL, Lisboa, Portugal
2 Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa, Portugal
3 Unidade de Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas, Instituto Tecnológico Nuclear, Instituto Superior Técnico, Sacavém, Portugal

Vodcasts como estratégia de aprendizagem: Uma experiência com alunos de Ciências Naturais (8ºano) e Geologia (12º ano)

Maria Elvira Monteiro
Agrupamento de Escolas de São João da Talha

Aplicações digitais no ensino da gravura, em Oficina de Artes

Manuel Moreira
Agrupamento Vertical de Escolas Belém-Restelo, na Escola EB 2,3 de Paula Vicente

A importância das histórias digitais no desenvolvimento da leitura de alunos com Necessidades Educativas Especiais

Célia Dionísio; João Azevedo
Agrupamento de Escolas das Olaias

Uma avaliação zoom de RED em manual multimédia…
… para uma pedagogia multimédia

Dulce Franco; Esmeralda Santo
Agrupamento de Escolas da Grande Lisboa
CeIED – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

O blog de turma: uma “janela” para a sala de aula

Margarida Belchior
Agrupamento de Escolas Luís de Camões – Lisboa

FARO (Livro de resumos das comunicaçõesnovo


A Realidade Aumentada em contexto Educativo e Inclusivo

Fernando Machado
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa

“TRIUNFO”: um jogo de tabuleiro com robôs

Bruna Carmo; Emanuel Afonso; Mário Saleiro; Nísia Gomes
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve

A plataforma online: “Oficina de Matemática”

Bruna Carmo; Nísia Gomes
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Construção de um site e recursos para o Quadro Interativo

Luís Amaral
Agrupamento de Escolas de Saboia – Odemira

Windows Multipoint Server em contextos educativos

Carla Assis
Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

Utilização das TIC na Aprendizagem Significativa e Humanista da História: O Caso da 1ª Guerra Mundial

Maria Manuela Lúcio
Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira

School Radio 4 Learning

Ruth Gomes; Assunção Furtado
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

Yearbook e a Realidade Aumentada

Hélia Covas
Colégio Internacional de Vilamoura

Sala de aula colaborativa

David Costa
Agrupamento de escolas de Montenegro/Escola EB de Marchil

O eTwinning e o trabalho colaborativo entre escolas europeias

Isabel Monteiro
Agrupamento Pinheiro e Rosa

Prezi e Moodle: Contributos/dinâmicas em contextos educativos

Cátia Lisete da Silva Monteiro
Agrupamento de Escolas D. Afonso III – Faro

O Moodle como estratégia de comunicação 

João Carlos Catarino
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa – Faro

 LITERACIA FÍLMICA: Primeiros passos

Elisete Duarte dos Santos
Agrupamento Professor Paula Nogueira – Olhão

AS TIC no ensino da História

Nélia Pereira
Escola E.B. 2,3 D. Afonso III-Faro