João Correia de Freitas é Biólogo pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). É Professor Auxiliar e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da mesma universidade, no domínio das Tecnologias Educativas e do e-Learning, lecionando tanto ao nível de mestrado como de doutoramento e orientando dissertações e teses de mestrado e doutoramento neste domínio. Na mesma faculdade é também investigador da UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento e, desde 2008, responsável pelo Laboratório de e-Learning da FCTUNL. É autor ou coautor de artigos científicos e tem realizado inúmeras palestras sobre Educação e Tecnologias. É membro da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e coordenador do Grupo de Trabalho Ambientes e Práticas Emergentes. É sócio fundador e atual presidente da Direção da EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, associação que promove o uso educativo inovador das tecnologias e ambientes digitais, colaborador da APDSI – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e da Ordem de Biólogos. É formador certificado de professores do ensino básico e secundário, no domínio das tecnologias educativas. Tem pertencido ao Conselho Geral de escolas e agrupamentos, enquanto membro da comunidade.
Foi professor do Ensino Secundário de 1979 a 1988, tendo em 1983 criado o Núcleo de Informática da Escola Secundária da Parede, vindo a ser destacado para o polo FCT UNL do Projeto MINERVA em 1986. Ingressou como Assistente Convidado na referida faculdade em 1988, mantendo o seu envolvimento no projeto, formando professores e divulgando e apoiando o uso de computadores e redes no ensino superior, tendo coordenado o Serviço de Informática entre 1994 e 1997. Participou ativamente em projetos e programas de carácter nacional no domínio do uso educativo das tecnologias desde 1985: foi responsável pelo polo FCT UNL do Projeto MINERVA(1988-1994), pelo centro de competência Nónio Século XXI da associação EDUCOM (1996-1997), pela uARTE – Programa Internet na Escola do Ministério da Ciência e Tecnologia (1997-2002) e pela Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas (CRIE) do Ministério da Educação (2005-2007).
Entre 1992 e 2014, participou ainda ativamente no movimento associativo de pais e encarregados de educação.