C9 – A implementação de soluções integradas de comunicação e colaboração, por meio da g suite for education, junto a cursos de engenharia
Cassius Gomes de Oliveira; Juliana da Silva Dias
cassius.gomes2@gmail.com
Universidade Tiradentes – UNIT
Este trabalho, apresenta os resultados obtidos, em relação as condições de aprendizagem, e satisfação dos estudantes no desenvolvimento da disciplina Cálculo Numérico, nos cursos de engenharia ofertados pela Universidade Tiradentes na cidade de Aracaju no estado de Sergipe/Brasil, considerando a implementação de soluções integradas de comunicação e colaboração, por meio da utilização da G Suite for Education, apensada ao sistema académico da instituição. Uma das maiores alterações na metodologia da aula foi a eliminação da entrega de trabalhos impressos, o que foi possível com o uso do Google Classroom. Além desta alteração, destaca-se neste trabalho ferramentas que foram executadas por meio do pacote da G Suite for Education. Os resultados revelam a facilidade de comunicação e interação com o professor e com os demais estudantes, a dinâmica de entrega e a discussão dos resultados das atividades propostas. Além da construção de atividades colaborativas, pois, mesmo não estando fisicamente juntos, os grupos de estudantes desenvolveram e comentaram a resolução de problemas simultaneamente, no mesmo arquivo, de forma compartilhada e colaborativa. A pesquisa revelou que por meio da G Suite, o estudante mostra-se mais envolvido com a disciplina e consequentemente com a sua formação.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de, Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco (org.). Educação On-line. São Paulo: Loyola, 2003.
ALMEIDA, & PRADO, Maria E. B. B. Integração tecnológica, linguagem e representação. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em 10 de agosto de 2006.
ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GOOGLE FOR EDUCATION, disponível em: https://edu.google.com/ : acessado no período de fevereiro a julho de 2017.
LÉVY, P. As novas tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro:ed. 43, 1993.
MERCADO, Luis Paulo. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999.
PRENSKY, Mark. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, 2001. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza.
PRETI, O. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT, 2000.
PRETTO, N. de L. Uma escola com/sem futuro. Educação e Multimídia. Campinas: Papirus, 1996.
RIBEIRO, José Carlos S. Um breve olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço. In LEMOS, André e PALÁCIOS, Marco. Janelas do ciberespaço. Comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001.
SALES, Selma Bessa & FICHMANN, Silvia. Redes de Aprendência: uso de tecnologias digitais e formação de professores. In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013).
SIMÕES, I. A. Garcia. A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação, Revista Eletrônica Temática, 2009.