Menu Fechar

Comunicações Flash – sala 6

Sala 6 – Moderador: David Costa | Comunicações: CF1, CF4, CF7, CF10, CF13, CF16, CF19, CF22, CF25

 

CF1 – Trabalhar colaborativamente à distância via Teams
Ana Paula Vaz Loureiro
ana.loureiro@colegiovascodagama.pt
Colégio Vasco da Gama
O trabalho colaborativo é parte integrante da minha prática letiva por isso seria impensável que deixasse de existir durante a pandemia. A videoconferência do Teams pode ser facilmente utilizada para trabalho colaborativo tendo os alunos divididos em grupos e o professor a monitorizar o trabalho realizado.

 

CF4 – Padlet – abertura ao Mundo
filomena Teresa da Silva Alves Pereiradel rio
filodelrio@gmail.com
AE de Arga e Lima
Durante este Período de Pandemia, o Agrupamento de Arga e Lima, recorreu ao Padlet, para disponibilizar tutoriais aos seus utilizadores; criados outros murais onde foram publicados os trabalhos produzidos em casa.

 

CF 7 – Do presencial à distância: uma experiência pedagógica de aprendizagem do vocabulário na disciplina de Espanhol
Joaquim Miguel Carvalho de Almeida
joaquim.miguel.almeida@sa-miranda.net
AE Sá de Miranda
Devido às alterações provocadas pela pandemia, houve necessidade de adaptar os procedimentos de uma experiência de aprendizagem e aquisição de vocabulário na disciplina de Espanhol que estava a decorrer durante o 2.º período e se prolongou no 3.º período. No início da experiência os alunos responderam a um questionário inicial através de um Google Form. Uma das atividades consistiu na prática de vocabulário através do jogo didático de cartas SUPERTMATIK Português-Espanhol que estimula a aquisição, ampliação e consolidação de vocabulário da língua espanhola. Após o confinamento houve necessidade de adaptar esta atividade para uma prática on-line, recorrendo para tal à aplicação do jogo disponível na Internet (https://www.supertmatik.net/app/cartas/). Após cada jogada os alunos construíram colaborativamente um glossário Español/Português com recurso a um Google Doc previamente preparado pelo professor. Para concluir a experiência foi elaborado um Google Form para avaliar o trabalho desenvolvido.

 

CF 10 – Español en Acción – um projeto eTwinning criado em tempos de pandemia
Joaquim Miguel Carvalho de Almeida
joaquim.miguel.almeida@sa-miranda.net
AE Sá de Miranda
O projeto eTwinning “Español en Acción” surgiu e foi desenvolvido em pleno período de confinamento, durante os meses de maio e junho. Neste projeto colaboraram 20 escolas portuguesas, 25 professores e 753 alunos de Espanhol. Foram desenvolvidas várias atividades, com recurso a uma panóplia de ferramentas digitais (Padlet, Google slides, wakelet, Genial.ly…), e o trabalho culminou na construção colaborativa de um ebook com a ferramenta Book Creator. A avaliação do projeto foi realizada através de Google Forms. o Twinspace do projeto tornou-se num “refúgio” e num espaço de apoio mútuo para professores e alunos que continuaram a trabalhar colaborativamente e de forma entusiástica. Isto mostra que este tipo de projetos online é perfeitamente adequado e exequível para ambas situações: presencial e à distância.

 

CF 13 – A “morte” do Moodle
Carlos Alberto Soares Machado Nunes
csmnunes@gmail.com
AE Silves Sul
A curiosa história acerca de como a plataforma (gratuita) mais completa de ensino à distância (e já existente na maior parte dos agrupamentos), foi de repente posta de lado, precisamente no momento em que a pandemia chegou.

 

CF 16 – Orienta-te. Cria um mapa interativo.
Maria de Lurdes Henriques Martins
proflurdesmartins@gmail.com
Escola Secundária D. Maria II – Braga
Recorrendo ao Google Maps (https://www.google.com/maps) e ao Tour Builder (https://tourbuilder.withgoogle.com/) demonstrarei como se pode construir um mapa interativo com um percurso virtual. Apresentarei um exemplo construído no âmbito do ensino de línguas, que envolveu 11 turmas (contando com a participação de alunos surdos e ouvintes do ensino básico e secundário) na criação de uma mapa interativo sobre a cidade de Braga (com destaque de 14 obras do Mestre André Soares) em 5 idiomas (espanhol, inglês, francês, português e língua gestual portuguesa) com 118 pontos referenciados em 185 interações e 8 áreas temáticas.

 

CF 19 – Aprender e ensinar robótica online
Paulo Jorge Nogueira Torcato
paulo.torcato@agepm.pt
Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide
A pandemia trouxe um novo desafio aos professores que lecionam disciplina de Robótica e/ou dinamização atividades em Clubes de Robótica. É necessário o recurso a simuladores, uma nova abordagem e adaptar das metodologias no ensino da robótica. Para a concretização dos objetivos estão disponíveis alguns simuladores, Open Roberta Lab e VEXcode VR,), para a dinamização de atividades de programação e robótica no E@D.

 

CF 22 – E se não fosse por acaso?
Renato Raposo
renatoraposo20@gmail.com
Secundária D. Maria II
E se tudo fosse para ser exactamente assim?

 

CF 25 – Comunicar a distância? Sim obrigada!
Maria Antónia Brandão
mbrandao@aedah.pt
Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques – Vila das Aves
Sabendo que “a distância de um estudante em relação ao seu professor não se mede em quilómetros ou em minutos” (MOORE, MICHAEL 1973) e que a distância é um fenómeno pedagógico, e não simplesmente uma questão de distância geográfica” (MOORE; KEARSLEY, 2007, p. 239), procurei, reduzir o Gap psicológico com os meus alunos, uma turma já dinâmica e empenhada, com excelentes resultados em regime presencial e constituída por alunos provenientes de 4 turmas distintas do 12.º ano, estabelecendo empatia e interação de qualidade.