Menu Fechar

Comunicações Flash – sala 7

Sala 7 – Moderador: Cristina Novo | Comunicações: CF2, CF5, CF8, CF11, CF14, CF17, CF20, CF23, CF26

 

CF2 – Formação continuada em ELE em tempos de pandemia. O exemplo da Paraíba (Brasil)
Secundino Vigón Artos
secundinoufcg@gmail.com
UFCG
Com esta comunicação pretendemos apresentar as atividades de formação continuada para professores em ELE (Espanhol como língua estrangeira) em tempos da pandemia desenvolvidas por diferentes instituições do Estado da Paraíba (Brasil) como universidades, associações de professores ou instituições particulares.

 

CF5 – Uma gamificação mobile de sucesso: quando ninguém fica para trás!
Mónica Alexandra Rosa Ferreira Rodrigues
monica.rodrigues@mindflow.pt
Podemos dizer que (quase) todos nós já jogámos e gamificámos experiências de aprendizagem, presenciais ou em e-learning. Ou seja, jogar … jogámos. Mas será que aprendemos? E se sim, quanto aprendemos? E se eu disser que, no mínimo, é possível construir novos conhecimentos com um sucesso superior a 80%? E se eu disser que o sentimento de competência ganho é tão elevado, que as crianças e os jovens desenvolvem um sentido de autonomia percebida e um sentido de competência percebida para aprender, transformando-se em jovens autónomos e auto-motivados? Não acredita? Venha conhecer a Inovação Tecnológica em Ação. Porque, com a tecnologia, a imaginação não tem limites.

 

CF 8 – Os pais, nós e a professora, do WatsApp à Teams.
Sofia Isabel Graça da Rocha Rodrigues
sigrrodrigues@gmail.com
AE Latino Coelho.
Nem a pandemia nos parou. Quando percebi que o confinamento estava para durar e com colaboração dos Encarregados de Educação criei um grupo no WhatsApp onde fomos desenvolvendo atividades. Atividades essas sempre orientadas com resultados brilhantes.

 

CF 11 – A Aula Integral
David Ferreira
davidferreira@aeaf.edu.pt
Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria
Aprender e Ensinar sem esforço

 

CF 14 – A plataforma edmodo
Paula Maria Silva Porto
paula.porto@esjml.edu.pt
EBS Dr. Jaime Magalhães Lima
edmodo – a plataforma dos miúdos

 

CF 17 – Partilha de uma proposta de aulas em E@D
Susana Maria Taboaço Pereira de Araújo Fernandes Spratley
Susana.spratley@gmail.com
Escola Secundária José Régio Vila do Conde
Desde 13 de março de 2020, as escolas deram resposta a uma realidade de ensino virtual. Nesse sentido, cada escola respondeu, aos normativos legais que foram surgindo, como foi possível.
Com esta apresentação pretende-se partilhar uma das respostas educativas dadas a este, apelidado E@D. Será feita uma breve reflexão sobre este atípico 3.° Período Letivo.

 

CF 20 – O professor no papel do canivete suíço!
Tiago Costa
tiago.costa@colegiodeermesinde.edu.pt
Colégio de Ermesinde
Seja em Pandemia ou fora dela, nós os professores somos sempre multifunções e de grande adaptabilidade, tam como a preciosa ferramenta do canivete suíço!
No meu tempo de aluno, algures pelos anos 90 , era uma magia quando o professor pegava numa folha de acetato, colocava no retroprojetor e projetava na parede.
As coisas foram evoluindo…

 

CF 23 – A virtualização das aulas em função da pandemia da covid-19, por meio da implementação de soluções integradas de comunicação e colaboração via G SUITE FOR EDUCATION
Juliana da Silva Dias
julianasilvadias7@gmail.com
Universidade Tiradentes
O trabalho em questão objetiva descrever a percepção de estudantes matriculados em cursos de graduação, que em virtude da pandemia causa pelo corona vírus, vivenciaram a virtualização das aulas, por meio da implementação de soluções integradas de comunicação e colaboração via G Suite for Education, em relação as condições de aprendizagem, ofertados pela Universidade Tiradentes na cidade de Aracaju no estado de Sergipe/Brasil. Os resultados revelam que uma das maiores modificações na metodologia da aula foi a eliminação da entrega de trabalhos impressos, o que foi possível com o uso do Google Classroom. Além desta alteração, destaca-se neste trabalho ferramentas que foram executadas por meio do pacote da G Suite for Education. A pesquisa mostra a facilidade de comunicação e interação com o professor e com os demais estudantes, a dinâmica de entrega e a discussão dos resultados das atividades propostas. Além da construção de atividades colaborativas, pois, mesmo não estando fisicamente juntos, os grupos de estudantes desenvolveram e comentaram a resolução de problemas simultaneamente, no mesmo arquivo, de forma compartilhada e colaborativa. A pesquisa revelou que por meio da G Suite, o estudante mostra-se mais envolvido com a disciplina e consequentemente com a sua formação.

 

CF 26 – ¡Diversión a tope en clases de ELE!
Isabel de Lurdes Pereira do Cabo; Cátia Liliana Pimenta Valéria
isabel.cabo@aelc-lamego.pt
AE Latino Coelho, Lamego
Nesta sequência de aprendizagem trabalharam-se os seguintes domínios das Aprendizagens Essenciais de Espanhol nos 7.º, 8.º 10.º e 11.º anos (níveis de iniciação): compreensão audiovisual; produção oral; produção escrita e intercultural. Os domínios – compreensão escrita e interação oral – estiveram subjacentes à realização de trabalho nas restantes atividades. Foram utilizados os seguintes recursos digitais: LMS Microsoft Teams; TED-Ed Lessons; Flipgrid; Padlet; YouTube.