C24 – Ferramentas Digitais – Presenciais e a distância – Um testemunho de escrita colaborativa no 1.º ano de escolaridade com o StoryJumper
Ana Filipa Almeida Chambel
aachambel@hotmail.com
Escola Básica da Cotovia – Agrupamento de Escolas de Sampaio
A leitura e a escrita são parte fundamental do percurso escolar desde o início da escolaridade, sendo a sua aquisição e autonomização um dos marcos mais importantes do 1.º ciclo e uma das ferramentas mais poderosas para as aprendizagens que se realizarão nos ciclos posteriores e em todas as restantes disciplinas.
Quer no ensino presencial, quer em situações de E@D o digital marca cada vez mais presença no desenvolvimento das aprendizagens. Os alunos que entram nas nossas salas já não acreditam na educação formal. Para muitos deles, as escolas continuam paradas no tempo, muito distantes do universo multimédia que os rodeia.
Os alunos da turma 1º BC da escola Básica da Cotovia em Sesimbra utilizaram a plataforma StoryJumper como uma ferramenta de escrita colaborativa, foram criados três livros durante o período de confinamento, nos quais participaram de forma muito empenhada todos os alunos, estando também envolvidas as famílias, escreveram-se textos, gravaram-se leituras e inventou-se uma história original que pode ser partilhada com toda a comunidade.
Para além do desenvolvimento de competências relacionadas com a leitura e escrita, gerou-se um clima de salutar partilha e colaboração entre alunos, bem como da utilização das tecnologias de forma responsável e autónoma.
Referências: