Menu Fechar

A plataforma Khan Academy na sala de aula de matemática

Ana Catarina Graça, Teresa Fernandes e Sónia Silva

ana-c-graca@telecom.pt; teresa-p-fernandes@telecom.pt; slpsousa@ebsaas.com;

Fundação Altice; Escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto da Silva

 

A Khan Academy é uma organização não governamental cuja missão é oferecer uma educação de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e de forma totalmente gratuita, através de uma plataforma educativa e interativa on-line. Desde 2013 que a Fundação Altice tem garantido a tradução e a adaptação dos conteúdos originais disponíveis na plataforma norte-americana para a realidade educativa e língua portuguesa.
A Khan Academy (KA) disponibiliza, neste momento, um conjunto de 2 300 vídeos explicativos e 30 000 exercícios interativos de matemática. A plataforma portuguesa disponível em https://pt-pt.khanacademy.org, pode ser acedida através de um computador, ou na App Khan Academy, através de um tablet ou smartphone. Em termos de números, a KA conta já com 100 mil utilizadores em Portugal.
Uma das mais-valias desta plataforma educativa é a oferta, dirigida para professores e pais, que permite monitorizar os conhecimentos e os progressos, tanto a nível de turma como do aluno e educando.
A plataforma contribui para o sucesso escolar dos alunos, promovendo a motivação para a aprendizagem, a autonomia na resolução de exercícios e o desenvolvimento do cálculo mental, assim como ajuda na procura de novas estratégias.
Com este workshop pretendemos que o utilizador comece a dar os primeiros passos na KA, apresentando as principais funcionalidades da plataforma, e que apreenda, através da divulgação de alguns projetos dinamizados em Portugal, algumas formas de implementação dos recursos digitais da plataforma KA na sala de aula de matemática. Um dos casos a apresentar tem vindo a ser dinamizado na Escola Básica e Secundária Doutor Ângelo Augusto da Silva, Funchal, e visa, através da inovação pedagógica e tecnológica, melhorar o sucesso escolar utilizando a plataforma “Khan Academy”.