C1 – MÉTODOS DE GERENCIAMENTO ÁGIL DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TIC´S NO CONTEXTO EMERGENCIAL DA COVID-19 – ESTUDO DE CASO (ASCES-UNITA, CARUARU, BRASIL)
Ademario Andrade Tavares
ademario.at@gmail.com
Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces-Unita (Caruaru, Brasil)
A atual pandemia de Covid-19 gerou um movimento global de oferta de ensino para o modelo remoto e acelerou o processo da oferta na modalidade integralmente a distância. Programas de formação (docente) emergenciais foram adotados com diferentes estratégias, resultando distintos graus de eficácia. Nesta comunicação serão apresentadas os métodos de gerenciamento ágil adotados pela Equipe Multidisciplinar e a Coordenação de Ensino do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita, instituição comunitária de ensino superior do Nordeste do Brasil) para a formação centrada no docente vivenciando o papel de aluno (inclusive com as limitações de configuração de conta e de habilitação de funcionalidades em aplicativos), para garantir que cada professor/a pudesse compreender o processo vivenciando os dois lados do processo (como discente e posteriormente como docente). A apresentação também abordará a eficácia de grupos de comunicação rápida (usando aplicativos como WhatsApp) para o processo formativo, especialmente pelo trabalho de colaboração entre pares, bem como a aceleração da autonomia docente e discente ao final do processo, pela formação centrada no uso pedagógico, e não apenas no domínio técnico das ferramentas digitais.