C14 – Programar para aprender: integração curricular da programação na educação pré-escolar e 1.º CEB
Ana Francisca Monteiro
amonteiro@ie.uminho.pt
Instituto de Educação, Universidade do Minho
A programação é atualmente considerada uma competência fundamental [1], mas também uma literacia ou nova linguagem [2]. Neste sentido, mais do que programar computadores, ela evidencia-se como meio de expressão, criatividade e cidadania. Como nota Resnick [3], mais do que aprender a programar, programamos para aprender. Assim, à semelhança do que acontece em relação às línguas naturais, não se trata apenas de dominar a técnica de ler e escrever, mas as competências críticas, culturais e sociais que atravessam a alfabetização. Desta forma, introduzir a programação desde a educação pré-escolar pretende que as crianças se familiarizem, desde cedo, não com linguagens específicas de código, mas com competências transversais, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento computacional [2].
O presente estudo centra-se na introdução de atividades de pensamento computacional sem tecnologias, programação e robótica na pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. No contexto das políticas públicas em torno da introdução das tecnologias desde o 1º CEB [4] e de uma investigação prévia em contexto pré-escolar [5], o atual projeto de investigação (nonio.uminho.pt/kml2) tem como objetivo perceber como integrar a programação na educação básica, de forma transversal às diferentes áreas do conhecimento. Os resultados irão contribuir para desenvolver um referencial para a formação inicial e contínua de educadores e professores, bem como de um perfil de competência nesta área.
REFERÊNCIAS:
[1] S. Bocconi et al., Developing Computational Thinking in Compulsory Education – Implications for policy and practice, no. June. 2016.
[2] M. U. Bers, Coding as a playground: programming and computational thinking in the early childhood classroom. New York: Routledge, 2018.
[3] M. Resnick, “Learn to code, code to learn,” EdSurge. 2013.
[4] Ministério da Educação, “Orientações Curriculares para as Tecnologias de Informação e Comunicação,” Lisboa, 2018.
[5] M. dos S. Miranda-Pinto and A. J. Osório, “Kids Media Lab: Tecnologias e a aprendizagem da programação em idade Pré-escolar,” in XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2015, pp. 432–435.